Marcela
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeTenho uma empresa onde o empresário não enviava documentos completos para a contabilidade, além de fazer muitos pagamentos em dinheiro (onde sacava x e pagava a, b, c), porém como não tinham documentos foram deixando no caixa. Isso ocorre há anos e o caixa está estourado em um valor muito alto. Vi que é possível realizar um balanço de abertura nesse caso, mas não encontrei nenhum detalhamento de como fazer. Se puderem me ajudar fico grata, visto que desejo iniciar a contabilidade da empresa da forma correta.
a) qual norma diz que é possível realizar o balanço de abertura nestes casos?
b) eu abro uma "nova" empresa e faço os lançamentos sempre com contrapartida de "balanço de abertura" que está no Passivo (especificamente no PL)?
c) na empresa antiga, como irei zerar ela para passar os valores para o novo balanço?
d) utilizo a Dominio sistemas (Thomson Reuters), é possível eu fazer uma exportação de todos os lançamentos (NFs, Folha) feitos em 2024 para importar nesta empresa que estou abrindo?