x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 307

BALANÇO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA EXISTENTE

Marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 51 semanas Quinta-Feira | 2 maio 2024 | 08:12

Tenho uma empresa onde o empresário não enviava documentos completos para a contabilidade, além de fazer muitos pagamentos em dinheiro (onde sacava x e pagava a, b, c), porém como não tinham documentos foram deixando no caixa. Isso ocorre há anos e o caixa está estourado em um valor muito alto. Vi que é possível realizar um balanço de abertura nesse caso, mas não encontrei nenhum detalhamento de como fazer. Se puderem me ajudar fico grata, visto que desejo iniciar a contabilidade da empresa da forma correta.

a) qual norma diz que é possível realizar o balanço de abertura nestes casos?
b) eu abro uma "nova" empresa e faço os lançamentos sempre com contrapartida de "balanço de abertura" que está no Passivo (especificamente no PL)?
c) na empresa antiga, como irei zerar ela para passar os valores para o novo balanço?
d) utilizo a Dominio sistemas (Thomson Reuters), é possível eu fazer uma exportação de todos os lançamentos (NFs, Folha) feitos em 2024 para importar nesta empresa que estou abrindo?

Carlos Silva

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Diretor(a) Contabilidade
há 51 semanas Quinta-Feira | 2 maio 2024 | 11:53

Olá colega Marcela!
O CFC tem uma publicação sobre o tema, dentro do Manual de procedimentos contábeis para Micro e Pequenas Empresas, a partir da página 27.

Não indico a abertura de nova empresa para não configurar nenhum ilícito tributário, ainda sobre a questão de tributação, lembro que na ausência de escrituração contábil, se atentar a limitação da distribuição de lucros e eu também avaliaria a opção pelo regime de lucro arbitrado que pode ser uma opção também.

Espero que esse material lhe auxilie nesse atendimento.

Carlos Silva
Reviewmed
(21) 93618-5210
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade