x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 169

BALANÇO DE ABERTURA DE UMA EMPRESA EXISTENTE

Marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 semanas Quinta-Feira | 2 maio 2024 | 08:12

Tenho uma empresa onde o empresário não enviava documentos completos para a contabilidade, além de fazer muitos pagamentos em dinheiro (onde sacava x e pagava a, b, c), porém como não tinham documentos foram deixando no caixa. Isso ocorre há anos e o caixa está estourado em um valor muito alto. Vi que é possível realizar um balanço de abertura nesse caso, mas não encontrei nenhum detalhamento de como fazer. Se puderem me ajudar fico grata, visto que desejo iniciar a contabilidade da empresa da forma correta.

a) qual norma diz que é possível realizar o balanço de abertura nestes casos?
b) eu abro uma "nova" empresa e faço os lançamentos sempre com contrapartida de "balanço de abertura" que está no Passivo (especificamente no PL)?
c) na empresa antiga, como irei zerar ela para passar os valores para o novo balanço?
d) utilizo a Dominio sistemas (Thomson Reuters), é possível eu fazer uma exportação de todos os lançamentos (NFs, Folha) feitos em 2024 para importar nesta empresa que estou abrindo?

Carlos Silva

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Contabilidade
há 6 semanas Quinta-Feira | 2 maio 2024 | 11:53

Olá colega Marcela!
O CFC tem uma publicação sobre o tema, dentro do Manual de procedimentos contábeis para Micro e Pequenas Empresas, a partir da página 27.

Não indico a abertura de nova empresa para não configurar nenhum ilícito tributário, ainda sobre a questão de tributação, lembro que na ausência de escrituração contábil, se atentar a limitação da distribuição de lucros e eu também avaliaria a opção pelo regime de lucro arbitrado que pode ser uma opção também.

Espero que esse material lhe auxilie nesse atendimento.

Carlos Silva
Reviewmed
(21) 93618-5210
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.