x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 50.722

Contabilidade de lotérica

DANIELLE

Danielle

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 18 anos Segunda-Feira | 19 março 2007 | 15:16

Boa tarde colegas!!!!!!!

Gostaria de saber como funciona a contabilização e as declarações devidas de uma lotérica.

Qualquer ajuda é bem vinda !!!!!

Obrigada!!!!!!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 19 março 2007 | 21:17

Boa noite Danielle

A contabilidade das empresas denominadas Casas Lotéricas não é diferente da de uma empresa prestadora de serviços, e justamente por isto, estou certo de que você não precisará de maiores explicações a este respeito

A "diferença" fica por conta do tipo de serviços prestados e de como ocorrem suas receitas.

As Casas Lotéricas têm como objetivo principal a captação de recursos para o Governo Federal e daqueles conveniados pela Caixa Econômica Federal além de outras, por meio dos serviços abaixo:

a) jogos da CEF;
b) apostas do Jockey Club;
c) bilhetes da CEF;
d) raspadinhas;
e) títulos de capitalização;
f) contas das concessionárias conveniadas pela CEF;
g) prestação de serviços sociais conveniados pela CEF;
h) mediação de negócios civis e comerciais.

Eventualmente podem ter receitas outras decorrentes da venda de Cartões Telefônicos etc. Nestes casos há que se ter em conta a legislação estadual.

Cabe lembrar que não estão obrigadas a emitirem Nota Fiscal para suas operações de intermediação de negócios, oferecendo a tributação todas as receitas oriundas de suas operações, por meio de relatórios de comissões emitidos pela CEF, para fins de pagamento. Há casos em que são utilizado (para fins de tributação) Extratos Bancários de contas jurídicas que indica os ingressos de receita.

Estas empresas podem optar pela tributação na sistemática do Simples Federal (Artigo 24 da Lei 10684/2003) e posteriormente, manter-se na sistemática do Simples Nacional (Inciso V do § 1º do Artigo 17º da Lei Complementar 123/2006). É claro que dependendo da expectativa de faturamento podem optar pelo Lucro Presumido ou Real.

Face ao exposto, as Declarações, são as usualmente exigidas para as empresas sujeitas as mesmas tributações.

Como pode ver, a despeito de ser uma atividade não muito comum, não há precauções especiais a serem tomadas que não as de praxe e devidas para todas as empresas prestadoras de serviços optantes pelo Simples Federal ou Nacional.

O assunto já foi abordado aqui no ano passado e afora a inclusão no Simples Nacional, nada mudou desde então.

Confira: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1329

Se dei lugar a dúvidas, volte a entrar em contato.

Merci Lacerda

Merci Lacerda

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 09:01

Bom dia!

Vou fazer a contabilidade de uma casa lotérica.

Gostaria de obter um plano de contas específico para ela.

Ela possui duas contas na caixa econômica, sendo que uma delas é transitória.

Gostaria de saber como fazer os laçamentos, de entrada e saída de recursos da mesma, em débito e crédito.

Como dar entrada e saída dos recursos a serem repassados a caixa econômica?

No aguardo.

Merci

NINA ANGELICA FERREIRA

Nina Angelica Ferreira

há 15 anos Sábado | 6 março 2010 | 21:29

Boa Noite, já li todos os comentários sobre contabilização de casas lotéricas, mas continuo com algumas dúvidas....
Primeiro o plano de contas, alguem tem algum modelo para me passar?
Outra, é referente as contas que ela possui. Uma conta é dela mesmo, e a outra, é só repasse. Esses valores ficam no ativo, mesmo o de repasse?

Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 12:05

Alguém poderia fazer um exemplo da contabilização das contas n° 003 e 043 das lotéricas? Essas são as contas por onde as casas recebem os repasses em pagamentos e receitas da Caixa Econômica.
Ainda não encontrei uma maneira de fazer a contabilidade. Alguém no fórum trabalha com contabilidade de lotérica?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 18:27

Boa tarde amigos,

Jà li também algumas informações constantes neste forum, porém perpetuam algumas dúvidas.

A venda de bilhetes, como ocorrerá a tributação, é por meio de REVENDA ou PRESTAÇÃO DE SERVIÇO?

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
NINA ANGELICA FERREIRA

Nina Angelica Ferreira

há 12 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 15:05

Boa tarde .
Por favor me ajude. Estou contabilizando uma casa lotérica. A conta 003 lanço normal no caso de receitas
D- Caixa Economica
C- Receita/Comissoes
e no caso de despesas
D-ISS
C- Caixa Economica
Porque sei que a conta 003 é a conta que de fato pertence a Lterica.
Porem a conta 043 que é apenas de repasses não sei o que fazer.

Nina

Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 14:51

Pessoal,

Também tenho muita dúvida como contabilizar a conta 003 e 043 da loterica.
Mas eu lanço todo mês os movimentos de Cobrança Diária de Contas/Serviços e dos Jogos(Loterias). São movimentação que faço no Caixa e no Valores de Terceiros. Depois lanço o extrato identificando o que é da conta Valores de Terceiros, o que é ISS, o que é realmente depósitos, saques... Porém não consigo fechar as comissões dos jogos lançados diariamente através da movimentação do Caixa com as comissões do Relatório da Caixa.
O que faço?
Alguém tem alguma sugestão?

Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

há 12 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 14:59

Paulo,

Não sei se vou responder sua pergunta, nem sei se estou correta...
Mas a venda de bilhetes, ou seja, os jogos realizados diariamente pela loterica estão na fitinha que a Loteria me manda todo mês (como uma fita de ECF, mas chamada Cobrança Diária - Loterias). Nesse demonstrativo, que lanço por dia, mostra os recebimentos, as comissões, as tarifas e os prêmios pagos. Ou seja, mostra a movimentação do caixa nesse dia. O valor de comissões informado nesse papel somado diariamente deveria fechar com o demonstrativo da CAIXA, mas o meu não está fechando. Acredito que essa é a receita com a venda de bilhetes. A outra receita da Loteria é com a cobrança de Contas/Serviços, que também tem o demonstrativo proprio da CAIXA.
Se vc souber de mais informações, estou precisando muito...
Fiz até um esquema com as siglas do extrato para saber como lançar cada coisa... mas ainda tenho dúvidas... A minha conta Valores de Terceiros está com saldo muito alto.
Obrigada!

Rafael Augusto

Rafael Augusto

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 08:21

Bom dia Alyne.
Contabilizo os movimentos de jogos e contas/serviços mensalmente, a conta bancaria de pagamentos e jogos, tenho uma conta no ativo e outra no passivo, pois o dinheiro recebido destes não ficam para a loterica, mas pode ser feito diario tbem, mas o volume de lançamentos sera muito maior.

Rafael Augusto
Contador
Rafael Augusto

Rafael Augusto

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 08:43

Alyne, as lotericas normalmente tem duas contas na CEF, uma da propria empresa, cheques, pagamentos e afins, e outra que é da caixa, esta conta da caixa que entram os jogos e pagamentos/serviços feitos na loterica, essa conta eu jogo em CONTAS DE COMPENSAÇÃO/OPERAÇÕES BANCARIAS/CREDITOS DE TERCEIROS-CEF.
Tanto no ativo quanto no passivo.

Rafael Augusto
Contador
Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 09:23

Rafael, conheço os dois extratos... Mas a CEF faz pagamentos de comissão de contas/serviços na conta 003 (da Loteria), faz adiantamento (suprimento) na conta 003 (da Loteria)... Na conta 048 praticamente são movimentações de terceiros, mas como fica o saldo da sua conta contábil "Valores de Terceiros"? Vc confere o saldo? Acho muito difícil, pois a CEF faz umas movimentações estranhas, quita uns valores depois de 2 meses... o saldo da minha conta "Valores de Terceiros" que está estranho...
Outra coisa que não entendi: vc tem "Creditos de Terceiros" no ativo e no passivo?
Pelo que sei essa conta só existe no passivo, pois é uma obrigação com a CEF, pois os valores só transitam pela Loteria, ela faz um acerto de contas com a CEF.
Muito obrigada pela atenção.

Rafael Augusto

Rafael Augusto

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 10:45

Alyne, como vc contabiliza esses serviços da caixa? vc contabiliza uma a uma, aposta por aposta? pgto por pgto? isso nunca vai fechar mesmo, não tem como, como te falei eu lanço mensalmente, se for lançar diario com certeza ira ficar uma diferença muita grande.
Sobre a conta CREDITOS DE TERCEIROS, como vc sabe, as contas de compensação tanto do ativo qto passivo são contas transitorias, de valores que não são da empresa, então so alterei a nomenclatura da mesma, mas vc pode colocar outro nome, o que lhe agradar.
Mas esta diferença que vc falou que fica ate dois meses para a caixa pagar, isso com as lotericas que eu faço, nunca aconteceu.
Que tipo de relatorios as lotericas de passam?

Rafael Augusto
Contador
Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:01

Rafael, contabilizo os serviços utilizando o Relatório mensal da CEF. Mas contabilizo diariamente o movimento de Caixa utilizando um documento que a loteria me passa chamado: "Cobrança Diária". Existem dois tipo de "Cobrança Diária", um para Loterias (Jogos) e outro para Contas/Serviços. Os valores que estão no extrato bancário fazem parte dessa movimentação do caixa. Ex: No documento "Cobrança Diária de contas/serviços" do dia 29/09/12 a 01/10/2012 tenho Pagamentos: 94.159,73, tenho Recebimentos: 49.590,48, mas teve Suprimento dia 28/09/2012 de 100.000. A CEF sacou na conta 043 no dia 02/10/2012 o valor de 49.590,48. O restante do suprimento de 5.840,27 ficou para o dia 02/10/2012.
Como movimento somente o extrato, se o saque que a CEF fez é referente a movimentação do Caixa da Loteria?

Rafael Augusto

Rafael Augusto

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:14

Alyne, me desculpe, mas agora não entendi sua colocação, este extrato é o mesmo que eu utilizo, mas lanço so uma vez no mes, não diario desta forma, não entendi este suprimento de 100 mil feito dia 28/09, e o saque da CEF no dia 02/10. Este saque q a caixa fez, como vc colocou, saiu o dinheiro da conta 43, certo? o valor saiu desta conta do ativo e foi para o passivo? é essa sua duvida, desculpe não poder ajudar mais, mas não entendi muito bem sua explicação.

Rafael Augusto
Contador
Alyne Hosken Caldeira

Alyne Hosken Caldeira

há 12 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:33

Rafael,

O suprimento é um adiantamento que CEF faz para a Loteria ter recurso no Caixa para fazer os pagamentos na boca do caixa, já que no primeiro dia útil a movimentação é muito alta.

São dois tipos de documentos:
1- Relatório Mensal da CEF
2- Movimentação Diária do Caixa da Loteria, chamado Cobrança Diária

Além de extratos bancários...

O Dinheiro que a CEF sacou na conta 043:
D- Valores de Terceiros (Passivo Circulante) 49.590,48
C- Caixa Econômica Federal (Ativo Circulante) 49.590,48

Lançamento utilizando a movimentação diária para zerar a conta valores de Terceiros
D- Caixa (Ativo Circulante) 49.590,48
C- Valores de Terceiros (Passivo Circulante) 49.590,48
Histórico: Recebimentos de cobrança diária de contas/serviços cf. resumo do dia.

Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:51

Alyne, bom dia.

Como você contabiliza os valores de CRE CXAQUI e os valores de PREM LOT?
No extrato da conta 043 tem uns valores altos de DEP.DINH. como você contabiliza também esses valores?

Desde já obrigado.

Fred

Fred

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 15:16

Boa Tarde,

Rafael, gostaria de fazer uma pergunta que foi feita mais acima:

Como seria a tributação da venda dos bilhetes, como prestação de serviços, ou revenda?

E as lotéricas estão obrigadas a emitir notas fiscais?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade