x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.718

PIS e COFINS Importação e ICMS

pablo luis barros perez

Pablo Luis Barros Perez

Iniciante DIVISÃO 5 , Advogado(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 12:03

Caros Amigos;

Estou com um problema. Desconheco um pouco a tributacao sobre importacao

Primeiro eu preciso saber se o meu pis e cofins foram calculados tendo por base a incidencia do ICMS em sua base de calculo.

Depois, Eu necessito retirar o ICMS da base de calculo do PIS e COfins importacao (lucro real) para um calculo de quanto foi recolhido em razao desta base incidente sobre o ICMS.

Como faco isso? eu tenho comigo os livros de apuracao do ICMS, e os livros de pis e cofins. como faco este calculo?

Muito obrigado pela ajuda e estou a disposição de todos para ajudar no que for necessário.

Obrigado

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 13:49

Pablo,
vc tem estes valores na D.I. ( declaracao de Importação )
a base de calculo do pis (1,65% ) e cofins (7,6%) some o valor da mercadoria (fob) mais frete
ja o icms soma o valor fob mai frete mais pis mais cofins mais ipi mais ii dividir esta soma por 0,82 agora vc achou a base de calculo multiplique por 18%
nao sei se ajudei ou compliquei, mas na duvida poste de novo
Abraços,
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
pablo luis barros perez

Pablo Luis Barros Perez

Iniciante DIVISÃO 5 , Advogado(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 14:43

ana,

Ficou complicado para mim. não entendi muito bem o teu raciocínio... na realidade eu preciso é saber o quanto eu paguei de Pis e cofins em relação a incidência de icms sobre o desembaraço aduaneiro.

ainda estou quebrando a cabeça para descobrir isso...

muito obrigado pela ajuda!

Abraços

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 15:35

Boa tarde Pablo,

O cálculo do PIS e Cofins sobre importação pode ser feito utilizando a planilha disponibilizada pela Receita Federal através do link PIS e Cofins Importação.

Nessa planilha você pode preencher o percentual do ICMS com a alíquota 0 e terá o valor do PIS e da Cofins sem o ICMS em sua base. Comparando com o valor recolhido, tendo o ICMS na base de cálculo, terá pela diferença o valor desses impostos sobre o ICMS.

Por curiosidade, porque está fazendo essa separação?

Espero ter ajudado,
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade