Leonardo Fernando Ninck
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Tenho uma dúvida em relação a contabilização de um certificado digital e-CNPJ, será que faz sentido colocar ele como um ativo intangível? ou apenas despesa?
respostas 3
acessos 543
Leonardo Fernando Ninck
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Tenho uma dúvida em relação a contabilização de um certificado digital e-CNPJ, será que faz sentido colocar ele como um ativo intangível? ou apenas despesa?
Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a)Leonardo,
Entendo que seja lançado como despesa, ou talvez se aproxime de algo como uma assinatura por licença de uso (AC).
Pois, a classificação de intangível, embora pareça ser bem abrangente requer uma análise mais crítica, o que ao meu ver o CPC 04 não se enquadra para certificação digital. Ora, mas porque? Então, entendo que o certificado digital não é necessariamente um item para realizar os serviços contábeis, uma vez que por procuração com certificado de outra pessoa tu consegue realizar os mesmos serviços, sendo assim difícil mensurar sua amortização.
O que seria diferente de algo como o software contábil, pois sem ele não é possível (ou inviável) realizar os serviços fins.
Inclusive, no setor público também e assim como o setor privado reconhecem o certificado digital como despesa.
Allan Souza
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Leonardo,
Pode efetuar o registro como despesa.
Att.
Carlos Henrique de Olverio
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeLeonardo,
Lança como Despesas
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade