x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 76

SIMPLES NACIONAL

cintia silva

Cintia Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 semanas Terça-Feira | 11 junho 2024 | 13:50

Boa tarde!!

Foi feito  uma alteração no simples na competência errada, como eu posso ta resolvendo essa questão? A alteração era pra ser feita no mes 01/2023 e foi feita no mes 01/2024 se eu for refazer o ano de 2023 vai ser gerado multa e juros, sendo o cliente ja pagou todos os meses, teria como resolver essa questão?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 6 semanas Terça-Feira | 11 junho 2024 | 21:37

Olá cintia,

A respeito da competência 01/2024 seu cliente recolheu a maior?

Se tiver recolhido, basta realizar a retificação da apuração de 01/2024 para o correto, e posteriormente realizar a retificação do exercício 2023 e eventuais débitos que aparecerem você poderá compensar com o crédito do pagamento a maior.

Caso não tenha ocorrido recolhimento a maior em 2024, infelizmente se a retificação da apuração de 01/2023 for para maior, irão gerar os encargos durante o exercício 2023. Lembrando, que se houver alteração na alíquota efetiva poderão ocorrer encargos nos meses seguintes.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.