x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 359

Movimentação de valores

Alana Guimarães

Alana Guimarães

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 46 semanas Quinta-Feira | 20 junho 2024 | 15:38

Gostaria de tirar uma dúvida sobre movimentação entre contas bancárias PJ ou cpf cujo titular é o mesmo, por exemplo:

Minha empresa possui 1 conta pj mas tenho outras contas como pessoa física :
Banco pj: recebo todos os meus faturamentos;
Conta física mesmo banco : transfiro todo meu lucro pra lá de cada valor que entra na pj
Banco x: transfiro o valor do imposto da nota de cada entrada para essa conta...

No final do mês, uso o valor do banco x pra pagar os impostos ... A conta física uso para gastos pessoais, (que é do mesmo banco da pj) e o que fica na conta é usado como capital de giro para gastos da empresa... Categoria ME

Esta prática está errada? Preciso relatar algo para a Receita ou justificar de alguma forma?

Lembrando que faço isto apenas por questão de organização... gosto de separar os valores para cada finalidade...como se cada conta fosse uma caixinha e cada caixinha para uma finalidade diferente...Assim sei separadamente quanto é da empresa, quanto posso gastar e quanto é dos impostos...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 46 semanas Quinta-Feira | 20 junho 2024 | 19:54

Alana Guimarães, boa noite.

Eu diria que você está no caminho certo em respeito ao que chamamos de Princípio da Entidade, onde  as atividades da PJ e PF não se confundem. Excelente a atitude em  transferir os lucros de uma para a outra conta,

Banco x: transfiro o valor do imposto da nota de cada entrada para essa conta...
Para ganhar um 10, esta conta deveria ser PJ, já que pagará impostos da organização.;

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade