x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 348

EMPRÉSTIMO DO SÓCIO PARA A EMPRESA

Isabella Mello

Isabella Mello

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 37 semanas Terça-Feira | 6 agosto 2024 | 16:50

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Tenho uma empresa que foi constituída mês passado (prestadora de serviço de Saúde e Segurança Ocupacional).

Um dos sócios está injetando dinheiro na empresa, para seu funcionamento operacional inicial.

Podemos fazer o lançamento como Empréstimo? Assim, quando os sócios começarem a retornar esses valores para suas contas PF, farão como devolução do empréstimo, ao invés de distribuição antecipada de lucro (dividendos)?

Obrigada!

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 37 semanas Quarta-Feira | 7 agosto 2024 | 11:43

Isabella,
Isto é possível, basta efetuar um contrato de mútuo e nele deverá estar detalhado os juros que irão corresponder mensalmente o valor. Quando a empresa efetuar o pagamento do montante, a correção dos juros repassado a ele deverá apresentar retenção de IR.
Att.

kleyton

Kleyton

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 37 semanas Sexta-Feira | 9 agosto 2024 | 20:18

Allan, o IRF só recolhe ao término (quando pagar a última parcela?)

É um assunto que estou buscando entendimento. Se puder me ajudar, agradeço muito:

www.contabeis.com.br

Eu já li textos técnicos sobre mútuo, mas ainda não consegui chegar a um consenso no momento de lançar como mutuante.

Grato.

Kleyton Renato
Contador e Analista de Dados 
Power BI | Excel | SQL | FP&A | Planejamento, Análise, Modelagem e Consultoria Financeira
(81) 98818-9132 (Whatsapp)
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/kleytonrenato/
https://www.youtube.com/@reportconsult

Recife - PE  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade