x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.232

NOTA FISCAL AVULSA EMITIDA POR PESSOA FÍSICA

SERGIO JOSE DA SILVA

Sergio Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Processos
há 32 semanas Terça-Feira | 13 agosto 2024 | 20:31

Uma cliente Pessoa Física deseja emitir Nota Fiscal avulsa, no valor de R$ 5.000,000 (cinco mil reais), para uma Pessoa Jurídica, referente a um serviço prestado de desenho técnico, uma exigência para que ela possa receber pelo serviço prestado. Minha pergunta é: Quais impostos ela deverá pagar ? Algum imposto é retido e deverá ser pago pelo tomador Pessoa Jurídica ? Ou ela mesmo calcula e paga os impostos e quais eles. Muito grato pelo retorno.

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 32 semanas Quarta-Feira | 14 agosto 2024 | 08:51

Essa Pessoa Física não tem MEI para fazer essa NF? Seria o mais prático...
Pois não tendo, vai depender também se o município permite esse tipo de emissão avulsa....
Sendo tão somente Pessoa Física, a empresa pagadora deveria na verdade fazer um RPA (recibo de pagamento a autônomo) com retenção de INSS.

SERGIO JOSE DA SILVA

Sergio Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Chefe Processos
há 31 semanas Quarta-Feira | 14 agosto 2024 | 21:40

Agradeço a resposta, e complemento.
A pessoa física não tem MEI e não pode ter, pois não se enquadra nos CNAES disponíveis para MEI.  A empresa que tomará  o serviço não que emitir RPA (não sei porque), ela quer Nota Fiscal. A Prefeitura permitiu a emissão da Nota Avulsa. Aí vem minhas dúvidas quanto aos impostos. Como fica o INSS, o Imposto de Renda e o ISS. Qual o percentual de cada um e quem deve recolher ? Haverá algum imposto retido e recolhido pela tomadora do serviço em nome da prestadora, ou não ? Muito grato pelos esclarecimentos.

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 31 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 16:05

Sergio Jose da Silva, deverá reter 11% INSS, observando se o teu cliente já recolheu algum valor na mesma competência para evitar recolher acima do teto, IRRF de acordo com a tabela do imposto de renda e ISSQN teria que ver a legislação do seu município.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.