Antonio Gomes
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia Amigos
estou sem ação e meio sem saber por onde começar, se alguem puder me dar uma luz, uma sugestão, fico grato.
Tenho um cliente, lucro real, iniciei agora em agosto,
o contabil dele em 2009, encontrei varios erros, nas contas adiantamento de clientes, pagamentos e recebimentos antecipados, eles nao tinham pro-labore ai retiravam todos mes e contabilizavam em ajuda de custo, mais de 3 mil para cada dos dois socios, contabilizado pagamentos a pessoas fisicas, sem nenhuma retenção, e outras coisinhas que me trarão problemas, até pq os saldos não estão corretos, enfim, uma salada
pensei no seguinte:
em vez de perder tempo achando e corrigindo, eu faria uma nova contabilidade em 2009, no final eu teria uma contabilidade correta, inclusive corrigindo o valor pago aos socios, efetivando pagamentos devidos pelos pagamentos as pessoas fisicas e outros diversos acertos, como sabemos o contabil é aquele, errado, mas em 01/01/2010, corrigo os lançamentos e faço 2010, e chgando no mês atual, fico com a contabilidade correta, é trabalhoso mas creio ser melhor doq outrra coisa, oq acham?
neste caso, teriam outra sugestão, ou estou correto em minha linha de raciocinio? inclusive, pode ocorrer de surgir IR e CSSL a pagar, ai td bem, pois o fiscal posso reabrir e recolher em 2009 mesmo, retifico as declarações e etc. é trabalhoso, mas pelo menos demontro que corrigi antes de uma fiscalização.
alguem já passou por isso?
abraços a todos