Pedro
Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Olá pessoal. Minha dúvida é o que devo fazer quando decido vender um Ativo Imobilizado da empresa e se posso dar entrada nele no estoque, antes de vendê-lo. Segue o contexto.
A empresa trabalha com locação de equipamentos (Lucro Presumido) . Alguns equipamentos ficam locados no cliente por 2 anos e, após final do contrato, quando retornam para nós, por vezes temos a intenção de vendê-los, para não ficarem parados. Nesse caso tenho 2 dúvidas:
1. Ao vender como Imobilizado, os valores entrariam em resultado, como "Outras Receitas" e, portanto, incidiria 34% de IRPJ / CSLL diretamente no valor da venda, sem as alíquotas de presunção de lucro? Ou eu teria que calcular um ganho de capital? Caso fosse por ganho de capital, eu considero o valor da compra, já depreciado?
2. Eu posso baixar esse Imobilizado e dar entrada em Estoques, antes de vender? Se sim, como seria feito, pois penso que alguns desses equipamentos teriam ICMS ST caso fossem comprados como mercadoria? Eu deveria recolher ICMS ST de 2 anos atrás, quando eles entraram como Imobilizado?
Desde já, agradeço a atenção!