x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 473

Mudança de cargo retroativo na carteira de trabalho

Beatriz

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Administrativo
há 34 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 10:53

Entrei na empresa em ago/23 como consultora, na carteira constava como analista de informação, em novembro passei a ocupar o cargo de analista mas alteraram a carteira para técnico e desde então eu peço ao RH para atualizarem a minha carteira como analista e a unica coisa que me falam é que estão "verificando com a contabilidade".
No meu contracheque vem o cargo correto mas não condiz com o que está na minha carteira. Porque isso acontece? a empresa faz isso para se negar a pagar os imposto corretos?

Victor Jose Agostinho de Araujo

Victor Jose Agostinho de Araujo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 33 semanas Segunda-Feira | 2 setembro 2024 | 13:20

Olá!

O que está acontecendo com a sua carteira de trabalho pode estar relacionado a algumas questões que podem ser investigadas:

Atualização do Cargo: Quando há uma mudança de cargo ou função, a carteira de trabalho deve ser atualizada para refletir o cargo correto. Se você foi promovida para analista, a carteira de trabalho também deveria ser ajustada para refletir isso. A empresa deve fazer essa atualização para garantir que todos os registros estejam corretos e de acordo com a função desempenhada.

Diferença entre Contracheque e Carteira: É possível que haja uma discrepância entre o que está registrado na carteira e o que está no contracheque devido a um erro administrativo ou falha na comunicação entre os setores de RH e contabilidade. No entanto, isso não deve afetar diretamente os impostos pagos pela empresa, pois os impostos são calculados com base no cargo e salário informados na folha de pagamento.

Verificação com a Contabilidade: A alegação de que o RH está "verificando com a contabilidade" pode ser uma tentativa de resolver a questão ou um simples atraso administrativo. Não é comum que a empresa faça isso para evitar o pagamento correto dos impostos, mas é importante garantir que a sua carteira de trabalho esteja correta para refletir a sua função e garantir os seus direitos.

O que Fazer:
Insistir na Atualização: Continue solicitando a atualização da sua carteira de trabalho e peça um prazo para a conclusão dessa alteração.

Documentação: Mantenha todos os registros das suas solicitações e comunicações com o RH.

Consultar um Advogado Trabalhista: Se a situação não for resolvida, considere consultar um advogado trabalhista para orientação sobre como proceder.

Espero que isso ajude a esclarecer a situação.

Se precisar de mais assistência ou informações, estou aqui para ajudar! E para mais dicas sobre direitos trabalhistas e questões contábeis, inscreva-se no canal da Fatuscont: Fatuscont Contabilidade e Soluções!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade