Olá, Uiliam
Minha opinião é se preocupar com a carga tributária. É claro, existem outras preocupações para se levar em conta.
Neste cenário de alteração, gostaria de saber quais as preocupações que nossa equipe de
contabilidade precisa ter, e o que precisamos fazer para fazer esta alteração?
(1)
Base de Cálculo do
IRPJ e
CSLL; (2) Obrigações Acessórias; (3) Mudanças na Carga Tributária; (4) Saldo Acumulado de
PIS/
COFINS a Recuperar e (5)
Estoque e Créditos Fiscais.
A mudança é realizada a partir do primeiro recolhimento indicado no código do
DARF.
A
reforma tributária pode impactar significativamente as empresas que adotam o
Lucro Presumido. A substituição do PIS e da COFINS pela
CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) pode resultar em um aumento considerável na alíquota, estimado entre 6,95% e 8,53%
Gostaria de saber também, de que forma podemos utilizar o saldo acumulado de PIS/COFINS a Recuperar acumulado em 31/12/2024, quando passar a ser tributado pelo lucro presumido?
O saldo acumulado de PIS/COFINS a recuperar em 31/12/2024 pode ser utilizado após a mudança para o Lucro Presumido. No entanto, você precisa verificar com a equipe do fiscal para analisar como esse crédito será aproveitado e ajustado na nova tributação de acordo com a atividade da empresa. Além disso, considere os créditos de PIS/COFINS sobre os estoques e como eles serão ajustados na nova situação tributária.
Outra dúvida é com relação ao estoque que quando entrou eu me creditei dos impostos pelo
lucro real e a partir de 01/01/2025, vou tributar pelo lucro presumido como ficam?
Quando você migra para o Lucro Presumido, é importante avaliar como esses créditos serão tratados de acordo com a legislação vigente do
ICMS, por exemplo, no seu Estado.
Seguem algumas fontes de pesquisa:
Lucro presumido: Alteração para Lucro Real - Área: IRPJ e CSLL (vriconsulting.com.br)Reforma Tributária, Lucro Presumido: qual será o impacto após a aprovação? - Melo AdvogadosO que muda na reforma tributária para Lucro Presumido? I Contabilizei Responde