Pedro
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista TecnologiaConsiderando uma empresa de entretenimento que oferece jogos online ao seu público. Esta empresa deseja expandir sua monetização através de um novo conceito chamado de RMT.
O conceito de RMT (Real Money Trading) vem surgindo em jogos online para o ato de jogadores que compram moedas do jogo para negociação com outros jogadores, posteriormente o jogador pode sacar esta moeda em dinheiro real. Tudo intermediado pela empresa que oferece o jogo, no qual a empresa se remunera através de taxa aplicadas a essas negociações. Este conceito atrai muitos jogadores com o intuito de "fazer dinheiro" através do jogo.
Considerando que está empresa está cadastrada em CNAEs que remetam a prestação de serviços online e etc. Que sua contabilidade é feita da maneira tradicional emitindo as notas fiscais da receita realizada com sua operação. Como que ficaria a situação da emissão de nota fiscal para o conceito de RMT conforme explicado anteriormente? É possível regularizar o deposito dessas moedas e a empresa declarar o valor como sendo de terceiro? Ou o mais simples seria faturar tudo como receita da empresa e considerar como "custo" os saques dos jogadores? Entendo que a empresa passaria a "custodiar valores" de seus clientes, isto poderia implicar em regulamentações pesadas que ocorrem com empresas financeiras? Alguém consegue dar uma luz?