x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 498

Plano de Contas x Referencial SPED

Eliane de Cássia Antunes

Eliane de Cássia Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 25 semanas Sexta-Feira | 27 setembro 2024 | 08:52

Olá amigos

Estou reorganizando o plano de contas aqui da minha empresa, pois várias contas estavam sem vinculação ao referencial SPED ou vinculadas a itens nada a ver. Porém a estrutura que antes ia de 1-Ativo a 5-Resultado, agora iria de 1-Ativo a 4-Resultado se for seguir o Layout 10 da ECF 2023/2024, veja as contas sintéticas que estavam anteriormente:

1 ATIVO
1.0.1 ATIVO CIRCULANTE
1.0.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE
2 PASSIVO
2.0.1 PASSIVO CIRCULANTE
2.0.2 PASSIVO NÃO-CIRCULANTE
3 RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO
3.0.1 RESULTADO LÍQUIDO DO PERÍODO ANTES DO IRPJ E DA CSLL - ATIVIDADE GERAL
3.0.2 PROVISÃO PARA CSLL E IRPJ
4 DESPESAS
4.0.1 DESPESAS GERAIS 
5 RESULTADO DO EXERCICIO
5.0.1 RESULTADO DO EXERCICIO

Todas as contas Analíticas de despesas estavam nesse grupo 4, sendo que no novo layout/referencial fazem parte do grupo 3. Então alterei o 4 pra resultado e fui excluir o 5, porém o sistema PROSOL não deixa. Ao questionar o suporte técnico eles me disseram que essa estrutura em 5 tópicos é obrigatória segundo as normas de contabilidade, sendo o 5 sempre o resultado do exercício e o grupo 4 as contas de resultado. 

Isso procede? se sim como eu sigo, transfiro as contas analíticas referentes às despesas para o grupo 4, mesmo que o código referencial SPED comece com 3 e continuo vinculando ao 3, e que fique fora da ordem de contas conforme preconizado no layout?

att
Eliane Antunes

Eliane Antunes
Analista Contábil
whats (16) 9.9610-5641

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.