x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 136

Nota fiscal e extrato mensal precisam coincidir?

Gleyson Silva

Gleyson Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a)
há 5 dias Sábado | 28 setembro 2024 | 23:38

Tenho uma dúvida que ainda não consegui sanar mesmo meu contador me explicando.

Prestei o serviço e emiti a nota fiscal, porém, não recebi os valores. O que impede que essas notas fiscais sejam encaradas como frias para receita federal? Já que estou alegando para a receita federal que prestei um serviço de valor X e vou pagar os tributos mas o valor não entrou.

Nesse exemplo emito mais notas do que recebo os valores.

JIMINSON ANALISTA FISCAL TRIBUTARIO BELÉM/PA

Jiminson Analista Fiscal Tributario Belém/pa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 dias Domingo | 29 setembro 2024 | 09:11

Gleyson Silva,
No regime de competência, os tributos são devidos no momento da emissão da nota fiscal, independentemente de o valor ter sido recebido. Isso significa que você deve declarar e pagar os impostos sobre o valor da nota, mesmo sem o recebimento. A receita é reconhecida no momento em que o serviço é prestado ou o produto entregue, e os tributos incidentes devem ser recolhidos no período de apuração correspondente.No regime de caixa, os tributos só são pagos quando o valor é efetivamente recebido. Esse regime pode ser uma alternativa interessante se sua empresa estiver enquadrada nas condições permitidas, já que você só recolheria os tributos ao receber o pagamento.Portanto, se sua empresa utiliza o regime de competência, a tributação ocorrerá mesmo sem o recebimento, mas isso não configura nota fria, pois houve prestação de serviço.
Respondendo a pergunta de forma direta as notas fiscais e o extrato nem sempre vão coincidir e a rfb não configura uma nota fria por esse simples cruzamento.

Jimi Analista Fiscal-tributário Belém/Pará
Especialidade fiscal-tributária:
RICMS/PARÁ - RISS/BELÉM
Exportação e Importação - Postos de combustíveis - Distribuidora de medicamentos
Comércio varejista de GLP - Farmácias de manipulação e Drogarias - Empresas de TELECOM - Rastreamento veicular
Construtoras, incorporadoras e imobiliarias - Autopeças - Escritórios de advocacia - Agência de viagens
Sorveterias, lanchonetes e padarias - Manutenção de ar condicionado - Comercio de produtos odonto medicos hospitalares
Escola de ensino regulares - Corretagem de seguros - Aluguel e venda de imoveis - Serviços de jardinagem e paisagismo
Microempreendedor individual
(91)98334 6044 ZAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.