x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 15.047

Balanço Patrimonial Diferenças

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 14:41

Boa Tarde!

Por gentileza, alguém poderia me ajudar a entender ou me esclarecer esta questão.
É o seguinte: estou implantando os saldos de uma empresa que recebi de um outro Escritório.
Só que o Balanço Patrimonial não confere, isto é, o Ativo e o Passivo + o Patrimônio Líquido não bate.
No Balanço que veio no Diário, o valor do Capital Social, está colocado entre parenteses e sendo abatido do valor do Passivo, para no final ficar com o mesmo valor do Ativo.
Eu nunca vi isso, mas ainda não falei com o Contador do outro Escritório, porque ele tem muito mais tempo do que eu no ramo, então gostaria de confirmar primeiro se está errado mesmo o Balanço, ou talvez eu esteja comendo bronha. Segue abaixo, como está no Balanço, para um melhor entendimento.

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE

DISPONIVEL 17 FORNECEDORES 10
ESTOQUES 3 OBRIGAÇÕES 5

NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

IMOBILIZADO 9 FINANCIAMENTOS 12

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CAPITAL SOCIAL (20)

LUCROS ACUMULADOS 22

TOTAL DO ATIVO 29 TOTAL DO ATIVO 29

Faz sentido isto? Se alguém puder me ajudar, antecipo agradecimentos.
Obrigado.

Roberto.

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 15:29

Boa tarde Roberto Ferreira.
Você esta certo. Isso é anormal. O Patrimônio líquido, pode ficar negativo, pelo acumulo de prejuízos, mas a conta capital não. Possivelmente, por descuido, devem ter lançado prejuízo contra a conta capital social, ao inves de em prejuizos acumulados , e isso não é correto. Só resta verificar o razão da conta até localizar o dia que isso ocorreu não é? Peça o livro razão e diário aí você poderá conversar com o contador com a evidência na mão. Pega leve com ele hem?

Saudações Contabilistas

Agnaldo

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:30

Boa Tarde Agnaldo!

Muito Obrigado pelos esclarecimentos.
Já estou com o Razão na mão. Mas o que aconteceu foi o seguinte: começaram a contabilizar esta empresa a partir de 2009, provavelmente fizeram um Balanço de Abertura, e colocaram o Capital Social Negativo e aumentaram o valor dos Lucros Acumulados. É o que dá para deduzir pelos Saldos Anteriores do Balancete de Verificação, já que o Capital Social já está como Débito e dando a mesma diferença.
Bom vou falar com o Contador, e pode ficar tranquilo que vou levar numa boa, afinal, sei que todos nós estamos sujeitos a erros ou equívocos, isto é humano.
Mas aproveitando o que você acha que devo fazer, para poder acertar esta situação? Para acertar o valor do Capital diminuindo do valor dos Lucros Acumulados, o valor dos Lucros Distribuídos em 2009, vai ficar acima do valor dos Lucros apurados.
Muito Obrigado.
Roberto

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 18:18

Roberto, como disse , este é um caso raro. Na pior das hipótese, a não integralização do capital subscrito, ficaria o capital social "zerado" mas negativo Jamais. Sugiro que faça o levantamento desde o inicio, identificando o lançamento exato que gerou este capital negativo. Uma vez identificado, o Contador antigo deverá refazer todas as demonstrações financeiras corretamente desde o inicio e te entregar com os saldos corretos e conciliados. infelizmente, é um erro que na minha opinião, não poderá ser reparado neste exercício, pois o Balanço Patrimonial anterior ficaria em desconformidade com as práticas contábeis.

Saudações Contabilistas

Agnaldo

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 08:56

Bom dia Agnaldo!

Obrigado pela sugestão. Vou conversar com o Contador, espero que ele tenha o bom senso de querer refazer as demonstrações.
Obrigado mesmo, pelas suas considerações, que foram esclarecedoras e muito importantes para mim.

Saudações Contabilistas.

Roberto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade