x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 671

Contabilização de distrato

Thiago Camargo

Thiago Camargo

Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 28 semanas Sexta-Feira | 11 outubro 2024 | 16:05

Prezados(as),

Estou estudando sobre impacto no custo quando ocorre um distrato. Na ocasião, a empresa é do ramo empreendimento imobiliário. Após a venda dos lotes, sempre existe distrato, e o ponto em questão é : o valor que a empresa obteve com o distrato, poderia ser tratado como um novo custo de aquisição desse lote ?

Consegui identificar algo pelo CPC 47 , chegando a conclusão que o custo no distrato não pode ser registrado pelo valor do distrato.

De acordo com o CPC 47 – Receita de contrato com cliente,Apêndice B, item B25, temos:

B25. O ativo reconhecido relativo ao direito da entidade derecuperar produtos de cliente na liquidação de obrigação de restituição deve
ser inicialmente mensurado, tendo como referência o antigo valor contábil do
produto (por exemplo, estoque) menos quaisquer custos esperados para recuperar
esses produtos (incluindo potenciais reduções no valor para a entidade dos
produtos devolvidos). No final de cada período de relatório, a entidade deve
atualizar a mensuração do ativo resultante de alterações nas expectativas sobre
produtos a serem devolvidos. A entidade deve apresentar o ativo separadamente
da obrigação de restituição.

Quero saber se alguns colegas aqui do fórum pode me ajudar se meu entendimento está correto.

Grato,

Thiago

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 28 semanas Sexta-Feira | 11 outubro 2024 | 17:41

Thiago,

Quando ocorre o distrato não há um novo custo, pois contabilmente o terreno deverá voltar ao estoque tendo como contrapartida no resultado a reversão do custo.

at,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br
Thiago Camargo

Thiago Camargo

Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 28 semanas Sexta-Feira | 11 outubro 2024 | 17:45

Vanderlei, muito obrigado pelo retorno. Tenho esse mesmo entendimento, mas estou fazendo de tudo para ter um ótimo embasamento, pois o auditor externo informou para a empresa que poderia registrar o lote ao valor do distrato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade