x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 548

Ajuste de Estoque

Guilherme Ferreira Silva

Guilherme Ferreira Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 27 semanas Quinta-Feira | 17 outubro 2024 | 14:40

Pessoal, estou com uma situação e gostaria da opinião dos colegas para chegar a uma possível solução para o caso.

Estou com um cliente lucro real que veio de outra contabilidade, e que não realizava o controle de estoque em seu sistema. No entanto, a partir de agora a empresa realizou um inventário físico e ajustou o estoque no seu sistema, estando com os saldos corretos. Porém, o saldo registrado na contabilidade está divergente, o estoque contábil está menor (em valores superiores a 400.000,00) que o estoque real no sistema da empresa, pelo o que analisei aumentava-se o custo dos produtos e reduziam o estoque (como não tinha controle dos saldos). Exemplo: Estoque contabil: 100.000,00 / Estoque físico: 300.000,00

Porém, se realizar um ajuste de estoque no fechamento do trimestre, aumenta-se muito o lucro contábil, pois, consequentemente diminuirá o seu custo (pois realizaria o lançamento de D - Estoque  C- Custo dos Produtos Vendidos, já que o mesmo foi apurado a maior em exercícios anteriores). 

Qual a opinião de vocês a respeito da situação, ou possíveis soluções, talvez realizaria esse ajuste aos poucos e etc ?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 27 semanas Sexta-Feira | 18 outubro 2024 | 17:04

Guilherme,
O certo é contabilizar a diferença como erro de períodos anteriores na conta "ajuste de exercícios anteriores" e pagar os tributos dos períodos passados porque está claro que os resultados estavam errados. Se o passado não for saneado, dependendo dos fatos é possível em eventual fiscalização possa haver a caracterização de sonegação fiscal que é crime contra a ordem tributária. 

Guilherme Ferreira Silva

Guilherme Ferreira Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 26 semanas Segunda-Feira | 21 outubro 2024 | 07:59

Bom dia Edmar, obrigado! Sua resposta está alinhada com o meu raciocínio. O mais difícil é colocar isso na cabeça do empresário, que se acostuma a fazer coisa errada, e quando você quer colocar nos trilhos, eles batem o pé.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade