x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.074

Lucro sem CMV - Gerencial

João Silvério

João Silvério

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 08:55

Senhores(as),

Sou um iniciante autodidata no estudo da contabilidade gerencial para implementação em minha empresa. E surgiram-me algumas dúvidas no nosso procedimento de divisão de lucros mensal.

Ainda não posso apurar o CMV, então os cálculos que fazemos são estes:

Receita
*Impostos referentes ao mês + Simples (-)
**Valores de nota fiscal do mês (-)
***Demais despesas (-)
Lucro (=)
10% Retenção de lucros (-)
90% Divisão dos lucros (-)

obs:
*Toda a apuração é feita por competência, assim, espero chegar até aproximadamente o dia 20 do mês seguinte para as NFs, DARF Simples, GARE-ICMS chegarem e aí então, no dia 25, realizar a divisão dos lucros
**Para apuração de lucro, não considero os prazos de pagamento das NFs, contabilizo o valor integral no mês de compra
*** Pro-labores, papelaria, aluguel, energia, taxas bancárias e etc

O que pode ser melhorado nessa estrutura??

Obrigado!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 12:35

Bom dia João Silvério.
Sua iniciativa é boa, mas é muito importante trabalhar esta análise com seu contador.

sugiro que o periodo de apuração, seja feito, como é praxe na contabilidade, considerando o mes inteiro do primeiro dia ao ultimo dia do mês.

Também é incoerente, distribuir lucro, sem o calculo do CMV. Sabe se que este é o item de maior relavância na apuração do resultado.

Como sugestão,recomendo a leitura do livro, Contabilidade para Não contadores, se não me falha a memória do professor Ilário FRANCO.

Finalizo reforçando a idéia de que seu resultado deve ser apurado, levando em conta todos os fatos contábeis do mes inteiro, e não somente até o dia 20. Se tiver empregados, lembre se de considerar as provisões de férias, 13º. etc
E não deixe de calcular o CMV, caso contrario não terá sentido sua DRE.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade