x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 443

Lalur parte A e B

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 26 semanas Segunda-Feira | 28 outubro 2024 | 17:15

boa tarde,

trabalho em uma empresa - lucro real trimestre, tem prejuízos ficais acumulados de 750.000,00, agora apurei o 3º trimestre, deu lucro fiscal de 258.000,00, fiz a dedução dos 30% dos lucro sendo 77.400,00 -  a minha pergunta é a seguinte eu deduzo dos meus prejuízos acumulados este valor de 77.400,00 + o lucro do trimestre 258.000,00 ? ficando assim com saldo de 414.600,00?

agradeço se alguém puder me explicar

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 26 semanas Terça-Feira | 29 outubro 2024 | 08:43

Bom dia Claudia,
Acredito que você está confundindo prejuízo fiscal com prejuízo societário.
Quando se apura o lucro do trimestre e efetua compensação de 30%, essa compensação é apenas fiscal para atender a legislação, ela não estará presente na contabilidade da empresa, apenas controlado na parte B do Lalur.

O saldo de prejuízo fiscal e prejuízos acumulados no balanço geralmente são diferentes, você tem que consultar os valores na sua ECF. Se na contabilidade você possuir um saldo de prejuízos acumulados de $ 750.000,00, você irá abater o resultado do terceiro trimestre líquido, isto é, o valor final após a apuração de IRPJ e CSLL.

Já no saldo do prejuízo fiscal na sua ECF, você irá deduzir na parte B do Lalur apenas os 30% utilizados, isto é, apenas o valor de $ 77.400,00

Tomara que tenha lê ajudado.

Fico a disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: