x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 442

Nota fiscal de Entrada de Brinde

FERNANDA DUARTE GREGO ORTEGA

Fernanda Duarte Grego Ortega

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 20 semanas Terça-Feira | 5 novembro 2024 | 11:14

Bom dia, pessoal

Estou com uma dúvida. A empresa em que trabalho está reformando um dos prédios que tem e, durante o período da reforma, foram recebidas algumas notas fiscais de entrada de "brindes" e "amostras grátis", por exemplo, a loja de tintas enviou uma amostra da tinta..

Como devo fazer a contabilização desta nota fiscal?

Bruno Amaral Sampaio

Bruno Amaral Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 20 semanas Quarta-Feira | 6 novembro 2024 | 10:43

Natureza da Operação:
Por se tratar de "brinde" ou "amostra grátis", a nota fiscal geralmente não inclui valor de venda, mas pode haver um valor para fins fiscais (por exemplo, valor do produto).A natureza da operação é geralmente classificada como entrada para uso e consumo (caso não seja para revenda) ou outras entradas.
Contabilização:
Registre a entrada desses itens como uma doação ou amostra grátis, utilizando uma conta específica, como "Materiais de Consumo" ou "Brindes/Amostras Recebidas". O valor contabilizado será aquele que aparece na nota, mesmo que seja apenas para fins fiscais.
Como o material está sendo usado para fins de reforma (e não revenda), a conta pode ser "Despesas com Manutenção e Conservação" ou algo similar, dependendo do plano de contas da empresa.

Lançamento Contábil:
Um lançamento comum seria:
Débito: Despesas com Manutenção e Conservação (ou similar)
Crédito: Estoque de Materiais ou Brindes Recebidos Se o valor não será utilizado para o ativo, pode-se evitar a contabilização como ativo e direcionar diretamente como despesa.
O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.