x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 168

Empresa do MEI desenquadrada em 2021

Fabiana da Rosa Barbosa

Fabiana da Rosa Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 24 semanas Quarta-Feira | 6 novembro 2024 | 14:02

Boa tarde!

Estou com uma empresa de um amigo para regularizar.
Ele não acompanhou as notificações da receita e foi desenquadrado agora com efeito em 2021.
Ele precisa das emissões de NFs pois é caminhoneiro e presta serviço com frequência, não está conseguindo mais emitir NF.
Eu já busquei conteúdos sobre, mas nada que fale  sobre um período tão grande de desenquadramento e, bloquei de emissão de NF.
Poderiam me ajudar? Sou analista em uma indústria não tenho muito contato com esses problemas.
Qual seria a solução mais rápida para ele conseguir emitir suas NFs? 

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 24 semanas Quarta-Feira | 6 novembro 2024 | 14:49

Boa tarde Fabiana.

Para resolver o problema do desenquadramento do MEI, o primeiro passo é verificar o motivo exato do desenquadramento no Portal do Simples Nacional. Ele pode ter ocorrido por falta de pagamento das guias mensais (DAS) ou devido a outras questões como faturamento acima do limite ou atividade não permitida para MEI. Uma vez identificado o problema, ele precisará regularizar as pendências, o que pode incluir pagar as guias atrasadas ou solicitar o parcelamento dos débitos no próprio portal.
Após a regularização, se ele ainda se enquadrar como MEI, pode tentar realizar um novo enquadramento, embora isso normalmente só seja feito no início do ano. Caso o reenquadramento como MEI não seja possível agora, ele pode optar pela abertura de uma Microempresa (ME) no Simples Nacional, que permite a emissão de notas fiscais de maneira semelhante, mas sem as limitações do MEI.