x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 180

Vendas à vista e vendas à prazo - caixa

Augusto Lima Camarano

Augusto Lima Camarano

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 24 semanas Quarta-Feira | 6 novembro 2024 | 17:09

Boa tarde a todos, estou com uma dúvida em relação as vendas geradas por um cliente, está acontecendo o seguinte: vendas com cartão de crédito (de 1x), vendas no PIX, vendas no cartão de débito, etc... estão aparecendo no XML como sendo à vista. Porém ao importar para o meu programa, o valor no caixa fica muito alto. Tenho que ir alterando a forma de pagamento para à prazo, até corrigir o valor. Fica constando que a empresa (meu cliente) tem, por exemplo: R$150.000,00 no caixa, porém na verdade, às vendas do caixa real da empresa (meu cliente) é R$22.000,00.

Ao questionar sobre esse erro, dizendo que as compras em cartão de crédito e débito, pix é considerado à vista, pois caem direto na conta da empresa e não no caixa, o programador do programa que a empresa utiliza disse que é uma questão de interpretação da empresa.

Esses códigos abaixo é referente ao XML.

indPag – indicador da forma de pagamento da NF-e. Esse campo pode ser preenchido com os seguintes valores:
0 = pagamento à vista;
1 = pagamento a prazo;
2 = outros.

tPag – forma de pagamento. Esse campo pode ser preenchido com os seguintes valores:
01 – dinheiro;
02 – cheque;
03 – cartão de crédito;
04 – cartão de débito;
05 – crédito de loja;
10 – vale alimentação;
11 – vale refeição;
12 – vale presente;
13 – vale combustível;
15 – boleto bancário;
16 – depósito bancário;
17 – PIX
18 – transferência bancária, carteira digital;
19 – programa de fidelidade, cashback, crédito virtual;
90 – sem pagamento;
99 – outros.

Acontece de uma venda da empresa sair dessa forma no XML:

indPag - 0
tPag - 3

Minha dúvida é realmente diferenciar o que é à vista e o que é à prazo para poder explicar tanto para a empresa quanto para o programador.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 7 novembro 2024 | 10:15

Augusto,
Realmente esta interpretação por parte do programador está confusa, mesmo o montante já estar vinculado a empresa, não quer dizer que a empresa pode utilizar a qualquer momento pois ainda há processos que tem que seguir.
Você tem que solicitar a correção.
Crie na contabilidade todas as contas que necessita. No programa emissor de Nota Fiscal, solicite que o programador crie um "De-PARA" para estas situações, cada forma de pagamento tem que ser contabilizado na conta que você criou.
Desta forma você terá o controle e a conta de caixa não ficará com esse valor, visto que cada conta criada estará presente os valores corretos conforme extratos bancários e numerários físicos.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade