x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 22

acessos 8.747

como lancar no contabil uma despesa com plano de s

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 14 agosto 2010 | 10:03
valmir dos santos rodrigues

Valmir dos Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 11:17

bom dia amigos, eu queria saber se eu faço o lancamento de pagamento de fornecedores no contabil? e queria que me exclarecesse bem pois tenho muitas duvidas a esse respeito!
e tenho pouca experiencia tipo minha empresa compra mercadoria eu faço lancamento no fiscal dai quando chega o relatorio de caixa e banco nao sei se os pagamentos dessas notas fiscais devem ser lancados?
desculpa ai a inesperiencia!!!!

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 11:44

Bom dia Valmir
Bem vindo ao Fórum!
Vamos lá:
- Contabilizar fornecedor:
Na escrita fiscal, o fornecedor vem no livro de Entradas com seu devido CFOP.
Na contabilidade, pela emissão da NF de compra:
D - Estoque (AC) (de matéria-prima, material de uso ou consumo, imobilizado.. depende muito da finalidade da compra)
C - Fornecedores (PC)
Historico: (com certeza deve vir do livro fiscal ou do compras um histórico, mas segue o mais usual: Compra mercadoria NF .... )

Pelo pagamento do fornecedor:
D - Fornecedores (PC)
C - Banco ou caixa (AC)
Histórico: Pgto Dupl Nº 000 (incluir dados da duplicata, que também já deve vir preenchido pelo financeiro que pagou.)

Entendestes?

há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 14:21

robelyo obrigado pela atencao, ainda me restaram algumas duvidas!!
então devo sim lancar no contabil, fazendo a 2°operação indicada??
ou preciso fazer as duas operaçoes indicadas??
eu pensei que ao fazer o lancamento no fiscal a 1°operação de lancamento que voce indicou ja estaria sendo feita!!
ou eu to errado??
espero que tenha entendido o que eu quiz dizer!

robelyo

Robelyo

há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 16:28

Hum....
É assim, fiquei meio perdido mas vamos lá:
No Fiscal, quando o departamento de compras compra uma mercadoria pra comercializar tem a seguinte entrada:
CFOP 1102 NF 000001 Fornecedor XYZ R$ 1.000,00

Na contabilidade, voce terá pra essa NF, o seguinte lançamento:
1 - Por ocasião da compra (com mesma data da Escrita Fiscal)
D - Estoque de produtos para comercialização (AC = Ativo Circulante)
C - Fornecedores (PC = Passivo Circulante)
Historico: Compra NF 00001 Forn. XYZ R$ 1.000,00
Vamos supor que o pagamento será em duas parcelas,
2 - Por ocasião do pagto:
D - Fornecedores
C - Banco (AC)
Historico: Pgto NF 00001 Fornc. XYZ R$ 500,00

No segundo pagamento, o mesmo lançamento pra quitar o saldo restante do fornecedor.
Compreendido?
Se a Escrita fiscal for integrada na contabilidade, e o financeiro também, esses lançamentos virão automaticamente tá?
Espero que eu tenha entendido tua dúvida e podido ajudar-te.

há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 16:37

robelyo meu fiscal é integrado mais o financeiro não
então eu farei o lancamento apenas do pgto do fornecedor!!
é isso mesmo não é? lancei no fiscal! ai automaticamente apos a integração o lançamento
D-estoque
C-fornecedores
esta sendo feitos
dai eu só preciso efetuar o pgto com o lançamento no contabil
D-FORNEDORES A PAGAR
C-CAIXA/BANCO

há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 09:48

tenho uma outra duvida aqui!!! mais é com folha de pgto!!!
se alguem puder me ajudar eu agradeço!!!
tenho que processar recibos de adiantamento porem não sei se guando eu os processo e emito se estes vão automaticamente para as digitaçoes de variaveis mensal!!!
os adiantamentos´são fixados em 40% do salario para cada funcionario!!
ou eu tenho que fazer a digitação de variavel por variavel em cada funcionario??
obrigado!!!

robelyo

Robelyo

há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 11:34

Não entendi bem tua dúvida, mas deixa ver se é assim:
Queres saber se quando faz o adiantamento, o mesmo cai automatico no sistema contábil, sem precisar que digites o mesmo é isso?
Se a folha ou no caso aqui, o financeiro que faz esse pagto for integrado na contabilidade, não tem necessidade de lançar manual pois na integração do financeiro pro contábil ( que não é teu caso pois dissestes que o teu financeiro não é integrado) os adiantamentos cem automaticamente nas devidas contas informadas.
Era isso?
Onde tu processa esses recibos? NO Sisfin? Que programa usa?

há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 09:16

aqui eu uso o prosoft, só que como não tenho muita esperiencia em contabilidade, não sei dessa informação!!
queria saber apenas se quando eu processo os adiantamentos dos funcionarios e emito os recibos, se precisarei ainda ir nas digitações de variaveis e digitar essa variavel "adiantamento" funcionario por funcionario.
obrigado!

robelyo

Robelyo

há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 11:15

Bom, no SAP e outros sistemas que eu costumo usar, quando se tem o adiantamento, o mesmo cai automaticamente no contabil por ocasião da importação dos dados.
Eu realmente não sei o que é 'variável' nesse caso aqui.
Suponho que processas esses adiantamentos no Módulo Folha de pagto.
Veja na sala de de RH se alguém pode te ajudar.
Lá tem bastante gente qualificada e expert em folha de pgto e saberá falar e entender melhor o que tu queres.
Espero que sobre o fornecedor tenha te ajudado.

Vânia Maria de O. Duarte

Vânia Maria de O. Duarte

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 16:22

boa tarde, tenho uma duvida em relação a nota fiscal de serviços

trabalho em uma empresa do lucro real e fazemos acordos com programas para o sistema, com CDL , com pressoal de alarme.

e no final do mes eles manda m os boletos sem nota fiiscal para receber. isto é correto. No meu ver eles teriam que emitir nota todo mes? to certa, ou so o contrato vale. e eu lanço so os boletos?

obrigada, plea a informação
vânia

Vânia Maria de O. Duarte

Vânia Maria de O. Duarte

há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 17:08

obrigada pela atenção,

sim , temos com algumas empresas o contrato de rpestação de serviços: como serasa., alarmes, cdl , mas meswmo assim não sei se preciso da nota deles para contabilizar , ou somente contabilizo os boletos ;

umaq vez tive a informação que empresas do simples não precisa de notas para contabilizar, so empresas do lucro real. preciso saber como proceder, para cobrar estas notas.
obrigada.

robelyo

Robelyo

há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 16:02

Bom, geralmente, alugueis, locação de máquinas, ... o contrato é uma base, agora a CDL que eu saiba além do contrato de prestação de serviços, sempre emite nota de serviços. Até por que essas empresas são rigorosas e qualquer ato errado, pode custar caro.
Terei de ver com certeza pra poder te ajudar.

Vânia Maria de O. Duarte

Vânia Maria de O. Duarte

há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 16:30

boa tarde, muito obrigada pela sua atenção.

o CDL mandava nota , agor depois que passou pra nota eletronica não ta mandando, não sei o motivo. Mas gostaria mesmo é saber que se tem contrato não precisa de nota, tanto no lucro real , quanto simples nacional. Atraves de um contrato entre as parte eu lanço e contabilizo os boletos todo mes. E entendi que pode ser fesito assim, to certa?

mais uma vez obrigda
vania

robelyo

Robelyo

há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 16:44

Eu vou checar essa informação pra você.
Agora, se ela emitir o Danfe, com certeza quando o mesmo é gerado e você tiver cadastrado um email válido no fornecedor de serviço, é enviado uma chave de acesso no portal pra visualir e emitir a NF.
Vou checar certinho pra você ok?

há 14 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 08:38

bom dia amigos do forum!!! trabalho aqui com o prosoft!
se alguem puder me ajudar eu agradeço!
preciso fazer uma relação de faturamento dos ultimos 12 meses, só que a eu to fazendo a contabilidade dessa empresa somente a 3 meses!! queria ver se alguem pode me dizer onde eu encontro os dados de preenchimento dessa relação de faturamento.
a outra contabilidade me passou livros diarios e razão desses meses anteriores, como sou pouco esperiente nao sei onde e como preencher a planilha. queria ver tbm onde eu encontro o faturamento desses meses que eu fiz tbm, pois fiz o contabil e fiscal mais nao sei onde encontrar o valor final para por na planilha de relação de faturamento.
desde ja agradeço!
me ajudem ai!!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 08:47

Bom dia, Valmir

Se o seu sistema não tem os valores anteriores gravados no banco de dados, logicamente será impossível emitir esta declaração de faturamento dos últimos 12 meses pelo sistema porque ele só tem 3 meses gravados.

Neste caso, convém fazer esta declaração em algum editor de texto, cabendo maiores esclarecimentos junto ao suporte técnico de seus desenvolvedores.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 08:52

Participantes do Fórum Contábeis:

Este tópico está sendo fechado porque começou acumular assuntos extremamente diversificados e totalmente distantes do assunto deste tópico: "Lançamentos de Despesas com Planos de Saúde".

Portanto, ao fazer postagens é necessário observar se ela está não só na sala como também no tópico condizente ao assunto.

Obrigado pela colaboração

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade