x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 163

Empresa Inativa - Como proceder?

Fernando

Fernando

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 23 semanas Quinta-Feira | 14 novembro 2024 | 00:34

Prezados, boa noite.

Abri uma empresa LTDA, equadrada no simples para a prestação de serviços de informática. Ocorre que não estou mais prestando serviços de informática e não tenho condições de continuar pagando o contador ou de fechar a empresa neste momento. 

Gostaria de saber esclarecer algumas dúvidas: 

1 - Posso deixar a empresa sem nenhuma movimentação? Isso me trará problemas no futuro?

2 - É necessário continuar renovando o certificado digital? Tenho que enviar alguma declaração mensal / anual? Se sim, posso eu mesmo fazer tais declarações?

Muito obrigado pela ajuda.

Matheus Fernando França Lima

Matheus Fernando França Lima

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Cadastros
há 23 semanas Quinta-Feira | 14 novembro 2024 | 08:12

Bom dia Fernando, você terá de renovar o certificado digital da pessoa jurídica e procurar um contador que faça um "preço mais em conta".
A empresa estando inapta, é provavelmente pela ausência de entrega das declarações.
Para envio das declarações, sem ser contador o senhor não consegue, pois existem sistemas específicos e formas detalhadas para fazer a entrega destas.
O ideal é regularizar as declarações que não foram entregues, pagar as multas que irão ser geradas, informar ao contador se houve ou não movimentação nestes períodos, posteriormente paralisar a empresa e continuar com essa contabilidade, entregando ainda sim mesmo que paralisada determinadas obrigações.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade