Andréa Di Angeli
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde!
Estou com um cliente, que tem um delivery de frango frito, e começou a vender pelo Ifood e estou com várias dúvidas, e gostaria que alguém que já trabalha com empresas que vendem pelo ifood me ajudassem.
Ele me relatou que as vendas do ifood diferem dos valores que geralmente ele vende normalmente, inclusive por causa de taxas, comissões que a plataforma pratica para a realizar a venda. O plano dele é D+1, ele vende num dia, e recebe no outro, e paga antecipação de crédito, que sai no extrato dele. Mas o que ele me disse, que ele espera, o ifood liberar o valor no outro dia, e dai que ele lança o cupom fiscal daquelas vendas, como geralmente o valor liquido é menor, ele lança desconto. Geralmente o valor só vem maior, quando ele opta por entregar com motoboy próprio, porque daí o ifood reembolsa,
Falei com o consultor do ifood aqui da região, e ele disse a mesma coisa, que nem o ifood sabe na hora da venda, quais são as taxas, as promoções que compõe a venda na hora, por isso ele não pode contabilizar a venda na hora, mas a venda do cupom não deveria ser praticado o valor normal dos produtos? E quando o ifood libera o repasse, daí ser contabilizado, taxas, comissões, etc... O cupom não tem que ser emitido na ocasião da venda? o consultor disse que se ele fizer dessa forma irá ser tributada em cima de valores que ele não recebeu, por exemplo: o box de frango é 50,00, daí teve 15,00 de descontos, taxas, comissões, etc...então ele deve ser tributado somente 35,00.
Há também algumas situações em que o ifood subsidia um produto, como vocês procedem nesses casos.
Como vocês orientam seus clientes, gostaria que me dessem alguma informação, pois estou começando agora como contadora, e é meu primeiro cliente com essa situação.
Obrigada