x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 80

COMPRA DE MATÉRIA PRIMA COM PAGAMENTO ATRAVÉS DE RECEBÍVEIS

Juliana Marcela de Souza

Juliana Marcela de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 21 novembro 2024 | 12:41

Boa tarde, preciso de ajuda pessoal. estou com a seguinte dúvida de como contabilizar.
A empresa que trabalho faz compras de matéria prima com o Fornecedor X a prazo, e faz o pagamento dessa mercadoria registrando boletos de clientes a receber em uma conta que o Fornecedor também tem acesso, nós só temos acesso para consultar e registrar os títulos, o Fornecedor faz os saques. Minha dúvida é como lanço isso? No Balanço Patrimonial? Para efeito de lançamento e depois para efeito de baixa de recebimento desse cliente. Pois a dívida com o fornecedor só é quitada após meus clientes pagarem. Espero ter conseguido explicar pra me ajudarem amigos.......

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 21 novembro 2024 | 14:06

Juliana,
Primeiramente, você terá que ser um contrato autorizando este tipo de operação entre as pessoas jurídicas. Em questão de lançamentos, é simples pois você possui a conta do seu fornecedor no Passivo e a conta dos seus clientes do Ativo. Basta efetuar o encontro de contas entre eles.
D - Fornecedores a pagar
C -  Clientes a Receber.

Att.

Juliana Marcela de Souza

Juliana Marcela de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 21 novembro 2024 | 17:14

Oi Allan obrigada pela resposta amigo, e quando meu cliente não efetua o pagamento e eu que tenho que pagar o boleto dele pra não ficar inadimplente com o fornecedor. Como faço esse lançamento?

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 22 novembro 2024 | 09:22

Bom dia Juliana,
Neste caso, seria outra operação, você estará pagando diretamente o fornecedor e depois irá receber do cliente.
Quando você efetuar o pagamento seria:
D - Fornecedores a pagar
C - Bancos
Quando receber do cliente seria:
D - Bancos
C - Clientes a receber.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.