x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 686

Auferição no SERO: Contabilidade Regular ou Indireta

MATEUS

Mateus

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 21 semanas Quarta-Feira | 27 novembro 2024 | 10:57

Pessoal tenho uma empresa que executa serviços de obras não prediais. Nossa contabilidade é regular, transmitimos todas as informações ao eSocial e à ECD de forma correta. Porém, estou com dúvidas em relação à aferição no SERO de uma obra por empreitada total.
Abrimos o CNO, alocamos os funcionários no sistema, transmitimos a SEFIP com esses funcionários vinculados ao CNO e recolhemos o INSS correspondente. No entanto, durante a execução da obra, não realizamos os lançamentos contábeis segregados por centro de custo.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Devo optar pela aferição por contabilidade regular mesmo sem os lançamentos por centro de custo?Caso opte pela aferição indireta, o sistema do SERO considera automaticamente os recolhimentos de INSS já realizados para abatimento no cálculo final?
Agradeço desde já pela ajuda e pelas orientações de quem já passou por uma situação semelhante!

TARCIANI CORSINI MERLO

Tarciani Corsini Merlo

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Pessoal
há 8 semanas Sábado | 22 fevereiro 2025 | 15:25

Olá Mateus, estou aqui no FORUM tambem atras de respostas e me deparei com a sua pergunta, e pela data acredito que ja deve ter feito a aferição dessa obra escolhendo "POR CONTABILIDADE REGULAR" né? Espero que sim, pois se voce prestou o serviços de construção civil e alocou os empregados informando o CNO, isso significa que na guia da DCTFweb tem o CNO informado com a base de calculo dos trabalhadores alocados.

Isso de nao nao ter feito o relatorio de folha separado por centro de custo nao deveria interferir. 
Eu sempre entendi que aferição por contabilidade regular sao para todas pessoa juridicas, pois toda empresa registrada com CNPJ precisa de contabilidade para as declarações acessórias etc... ja aferição indireta sao para construtor, dono de obra ou proprietário do imovel pessoa física que irão pagar todo o INSS no momento da baixa da obra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade