x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 3.408

Receita de Aluguel

WESLEY DE ARAUJO

Wesley de Araujo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 11:52

Pessoal boa tarde, preciso da ajuda dos colegas mais uma vez. A dúvida em questão é a seguinte: a receita de aluguel da empresa é depositada diretamente na conta do proprietário da empresa. Como contabilizar esse fato ?

Nelson Aparecido Leme

Nelson Aparecido Leme

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 11:58

Bom DIa Sr. Wesley,

Primeiramente a melhor solução nesse caso era de que esse aluguel seja recebido em conta da Pessoa Juridica ou em cheque/dinheiro, emitido o devido recibo com as informacoes do imovel e a empresa como recebedora.

Pois isso pode complicar a propria pessoa fisica que terá uma movimentacao de dinheiro em sua conta corrente.

Agora se o valor depositado for retirado pelo socio e repassado para empresa, minha sugestao é que se lance atraves do caixa.

Mas a melhor opção é fazer a devida regularizacao disso para nao ferir o PRINCIPIO DA ENTIDADE e principalmente para que a pessoa fisica nao fique sujeita a penalidades.

Att,
Nelson Leme

Att.
Nelson Leme
Contabilista
Fabiana Ferreira da Silva Salustiano

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:29

Boa Tarde Colegas estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vocês.
Tenho um cliente que a linha telefonica é no nome de um dos socios da empresa. Ja fizemos um contrato de concessão para utilização da linha telefonica entre o socio (pessoa fisica) e a empresa (pessoa juridica). Este aluguel desta linha é pago através de recibo. Gostaria de saber qual seria o recibo legal para ser contabilizado? Quais dados ele deve conter? Como é feito da Empresa pagando uma pessoa fisica deve ser em papel timbrado? E somente com a assinatura da pessoa fisica, este recibo tem efeito legal para a Contabilidade? Por favor me ajudem, estou sem saber e bem perdida.
Desde já Obrigada.
Fabiana

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 22:19

Fabiana, boa noite.

Mais comum do que se imagina linhas telefônicas da empresa em nome dos sócios. E somos sabedores da dificuldade em efetuar transferência de titularidade em muitos e muitos casos.

O recibo têm sim efeitos contábeis, basta que Identifique as partes com os nomes e CPF/CNPJ corretamente.

E somente com a assinatura da pessoa fisica, este recibo tem efeito legal para a Contabilidade?

Sim, a quitação no recibo é feita pelo credor, no seu caso, é a PF.

deve ser em papel timbrado

Não. Principalmente partindo do princípio de que em tese, que quem fornece o recibo é a PF.

Lembre-se que por trás dos recibos contabilizados, existe o documento maior anteriormente lavrado que é o contrato firmado entre as partes.

Ressalte-se que os rendimentos recebidos deverão constar na DIRPF dos sócios, assim como ocorre com o Pró-Labore (rendimentos tributáveis).

Por fim, a fim de evitar divergências com o fisco, especialmente o estadual, tente transferir a titularidade da linha telefônica para a empresa.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 15:58

Boa Tarde Hugo, muito obrigada ja me ajudou bastante. Mais sem querer ser muito folgada, você sabe me disse onde posso conseguir um modela deste tipo de recibo? Pois como o dono da linha é o socio da empresa nós é que vamos fazer os recibos.
Desde já muitoooooooo obrigada.
Fabiana

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 16:22

Fabiana, boa tarde.

O pagamento pode ser feito através desses recibos adquiridos em papelaria, tá?

Caso queira criar no word ou excell, utilize em tese, aquele padrão.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ROMARIO DA CONCEIÇÃO MOREIRA NETO

Romario da Conceição Moreira Neto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 15:27

Boa tarde
Caros colegas

Estou registrando uma empresa com atividade de corretora imobiliaria, ou seja o dono pessoa fisica recebe os alugueis em nome dele, mais o imposto de renda na fonte é muito alto e no final ele ainda paga a diferença, então ele quer registrar uma empresa e passa a receber os alugueis como pessoa juridica, gostaria de saber como será feito esse recebimento se é atraves de recibo ou nota fiscal e como vou lançar as receitas e fazer a apuração dos impostos e se ele pode optar pelo lucro presumido.
Fico no aguardo

Romario Moreira

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 17:08

Boa tarde, Romário

Embora Adalberto Jr. tenha lhe apresentado diretrizes gerais deste assunto, observemos que esta sala é dedicada à contabilidade científica em si, e não a assuntos de cunho tributário, que pertenceriam à sala de "Legislação Federal".

Portanto, caso surjam mais dúvidas da área tributária, recomendo que o assunto seja tratado, após a pesquisa prévia, na sala devida.

Obrigado pela atenção

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade