x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 246

Regime de Caixa X Emissão Nota X PGDAS

Ewerton Souza

Ewerton Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 09:41

Bom dia,

Uma cliente vende para Prefeitura, ou seja, recebe meses a frente, quer optar pelo Regime de Caixa.

Ela pode emitir a nota em Novembro, sendo que só vai receber em Fevereiro?

A Prefeitura pede uma escrituração mensal, em Novembro vai constar a nota, porém, ela não vai declarar no PGDAS já que só receberá em Fevereiro, vai dar divergência Prefeitura/PGDAS.

Como se daria esse processo Nota/PGDAS/RECEBIMENTO?

Att,

Ewerton Souza, Contador na FS CONTABILIDADE LTDA
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 10:05

Bom dia. Pelo regime de Caixa, tem que se manter um controle de entrada e saída. Você irá contabilizar normalmente pelo regime de competência. Só que o pagamento vc irá informar somente quando for pago. Até mesmo pelo pgdas ele irá te pedir o valor da competencia e o valor recebido.  

Ewerton Souza

Ewerton Souza

há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 10:07

Bom dia Maicon,

No caso o PGDAS muda ao optarmos pelo Caixa? Por que habitualmente não vejo a opção dessa divisão (todas minhas são competência)

Att,

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 10:13

Todo mês de NOVEMBRO de cada ano é obrigatório fazer a opção pelo regime de competência ou caixa para o próximo ano. Essa opção após finalizada não pode ser modificada. 

Ewerton Souza

Ewerton Souza

há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 10:28

Correto, por isso estou em dúvida, não estou sendo favorável optar, já que não vejo controle, porém, não estou conseguindo ver um passo a passo na emissão da nota em um mês, o recebimento em um mês diferente, vai ficar di regência na Prefeitura no mês da emissão 

Att,

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 10:39

Eu entendo que não tem nada haver uma coisa com a outra. Se optar pelo regime de Caixa, irá pagar somente se receber. Isto tem que ser comprovado através de controle, pois se haver uma fiscalização como irá justificar. Logo, por isso que ao fazer o DAS, vc irá informar o valor do mês x e o valor pago no mês. Exemplo. Teve faturamento Bruto de R$ 50.000,00 e valor recebido R$ 20.000,00. Irá informar no PGDAS 11/2024 - Competência R$ 50.000,00 e Caixa R$ 20.000,00. Portanto a prefeitura saberá que foi faturado pela competência. Não vejo problema. Mas, reforço que terá que ter um controle desses recebimentos.  

Ewerton Souza

Ewerton Souza

há 15 semanas Sexta-Feira | 6 dezembro 2024 | 14:12

Correto, por isso estou em dúvida, não estou sendo favorável optar, já que não vejo controle, porém, não estou conseguindo ver um passo a passo na emissão da nota em um mês, o recebimento em um mês diferente, vai ficar di regência na Prefeitura no mês da emissão 

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.