x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.305

SPED Contábil Obrigação

Glayson

Glayson

Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) Gerente
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 10:08

Bom dia!

Tenho uma transportadora optante pelo lucro real desde 2008.
Ela ainda não está obrigada a emitir nota fiscal eletrônica, mas pelo que ví no site da receita, parece que ela está obrigada a entregar o sped contábil de 2009.

Gostaria de saber se mesmo ela não emitindo NF-e ela precisa entregar o SPED contábil.

Desde já agradeço a ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 11:30

Bom dia Glayson,

A obrigação da ECD (Sped Contábil) não está condicionada a da NF-e, vale dizer que mesmo não estando obrigada a emissão de NF-e se esta empresa é tributada pelo Lucro Real, está obrigada a ECD desde 01/01/2009.

É o que se lê no Inciso II, Artigo 3º da IN RFB 787/2007 :

Art. 3º Ficam obrigadas a adotar a ECD, nos termos do art. 2º do Decreto nº 6.022, de 2007:

II - em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009)

...

Glayson

Glayson

Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) Gerente
há 14 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 13:25

Saulo, boa tarde!

Agradeço imensamente sua ajuda, infelizmente o pior aconteceu... não entreguei esse SPED do meu cliente.

Por acaso você sabe os procedimentos para realizar o pagamento desse auto de infração? Se é igual às demais obrigações acessórias, cujo valor sofre redução de 50% se pago antes de notificação.

Será que o prazo não foi prorrogado ou algo do tipo, porque o prazo final era 30/07/2010, de repente quem sabe?

Muito obrigado

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Diretor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 20:37

Boa Noite , também estou na mesma situação , o que acontece pelo que li, é que a notificação não sai na hora do envio , é preciso esperar a Receita Federal Notificar.Enviarei o Sped Contabil agora dia 28.08.2010. 5.000,00 de multa é algo sem cabimento, espero que essa multa caia, não 50% , mas sim pelo menos 90%. Se você souber de algum artigo sobre este item ou até mesmo de alguem que ja chegou a pagar essa multa, por favor poste aqui. Boa Sorte ...Alguem me corriga por favor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade