x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.554

Contabilizacao de Imovel apos Balanco

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) Diretoria
há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 12:53

Boa tarde,

Nesta data descobri, como Contadora, imovel em nome da Empresa, comprado a prazo em 1995(promessa de compra e venda-ainda nao tem escritura definitiva) nao contabilizado pelo Contador anterior. Passei o fato para o Socio da Empresa, que e tributada pelo Lucro Real, e, preciso de uma orientacao de como contabilizar hoje esta operacao.
Grata, Ozilda

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2010 | 17:17

Boa tarde Ozilda dos Santos. Verificando as situações nas quais se aplica a solução de contabilizar o balanço de abertura, uma das situações ocorre quando a empresa por alguma razão perca toda a escrita, os livros os saldos. Caso em que é feito o inventário de todas as contas patrimoniais e inicia se a contabilização. Vejo que este critério poderia ser aplicado para este caso seu. sendo assim ficaria:

DEBITE> imóveis (AC)
CREDITE> Lucro Acumulado (PL)

histórico adequado.

O que você acha?? eu usaria este recurso para esta situação.

Veja o linke abaixo, como é esclarecedor para o caso de balanço de abertura.

balanço de abertura

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 08:22

Bom dia,

Se não houve mudança de regime tributário de Lucro Presumido para Lucro Real quando no primeiro não havia contabilidade regular, ou se a empresa mantém escrituração contábil a despeito de nela não considerar o imóvel em questão, não cabe a elaboração de Balanço de Abertura com vistas a integrar o referido imóvel ao Imobilizado da empresa desprezando a escrituração contábil já mantida.

Nestes casos, por se tratar de conta patrimonial, sem envolver o resultado, o acerto pode (e deve) ser feito no corrente ano via Ajustes de Exercicios Anteriores.

...

ozilda santos

Ozilda Santos

há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 11:33

Prezado Aguinaldo, agradeço sua colaboração porém meu caso se enquadra na resposta do amigo Saulo, istoé, a Empresa mantém a escrituração contábil sem considerar o imóvel.
Assim sendo pergunto: Saulo, como este imóvel foi adquirido em 1985 (me enganei qdo. informei anteriormente 1995), antes do plano real e pago em prestações mensais. Como serão os lançamentos? Hoje não tenho caixa para suportar o valor do imovel. P/f, peço sua orentação na contabilização.

Grata, Ozilda

ozilda santos

Ozilda Santos

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 23:03

Caros colegas, continuo com dúvidas p/contabilizar imóvel adquirido em 1986 e que não consta no Balanço. Além de que este imóvel serve de moradia para um dos sócios. Neste caso, tem que haver algum contrato de locação. Preciso de orientação quanto à contabilização. Grata pela colaboração de vocês.

THEREZINHA DE JESUS MOREIRA DA ROCHA

Therezinha de Jesus Moreira da Rocha

Iniciante DIVISÃO 5 , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 05:08

Preciso de ajuda. Sou sócia de uma empresa cujo bem foi incorporado ao capital e depois foi feito um loteamento (isso na década de 80). Naquela época foram vendidos alguns lotes e feita a escrituração. Depois disso o loteamento ficou parado (sem venda) até a presente data. Agora estamos vendendo o restante dos lotes. Minha dúvida: como a empresa ficou inativa (inclusive junto a Receita federal e a Junta Comercial) desde a década de 90 e não houve nenhum tipo de escrituração (no ano de 1991 o escritório de contabilidade pegou fogo e foram perdidos todos os livros), como faço para saber o valor que posso colocar para cada terreno? Ou tenho que colocar todo o valor da venda como lucro (valor do capital anda está em cruzeiros)? Posso fazer um novo livro de estoque com os lotes restantes e a partir de agora lançar todas as vendas? Desde já agradeço a resposta.

ozilda santos

Ozilda Santos

há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:18

Posso contabilizar um imovel antes da escritura definitiva em nome da empresa?, pois o documento que temos é uma CESSÃO DE DIREITOS e na Prefeitura o imóvel ainda consta em nome do antigo proprietário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade