x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 161

Contabilização PERDCOMP

CLAUDIA BARROS

Claudia Barros

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 semanas Terça-Feira | 28 janeiro 2025 | 10:25

Olá, colegas!
Poderiam me ajudar na contabilização da PERDCOMP. Estou compensando um valor pago a maior na guia próxima a ser paga em 31/01/2005.IRPJ . A PERDCOMP foi criada agora em janeiro, portanto farei os lançamentos em janeiro, certo? Exemplo da contabilização, valores hipotéticos, apuração trimestral vejam se está coerente:

O valor da guia paga R$20,00 o valor correto: R$15,00 - competência 06/2024>compenso R$5,50 na guia (valor já corrido - selic) do 4o trim que será paga em janeiro/2025, ou seja abato esses R$5,50.

Contabilização em janeiro:

D- Imposto a compensar(ativo)
C- IRPJ corrente(resultado
R$5,00

D-Imposto a compensar
C-Juros
R$0,50

D-Imposto a recolher(passivo)
C - Imposto a compensar
R$5,50

Está correto meu raciocínio? Desde já agradeço..

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 10 semanas Segunda-Feira | 10 fevereiro 2025 | 14:40

Boa tarde, Claudia Barros

Está correto meu raciocínio? Desde já agradeço..

Concordo com seu raciocínio porque os lançamentos demonstraram corretamente as particularidades do fato.

Bom trabalho.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade