Giuliano Jose da Silveira
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeComo contabilizar uma retirada de um sócio maior do que o Lucro Permitia? Como ficaria esta situação contabilmente?
respostas 2
acessos 462
Giuliano Jose da Silveira
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeComo contabilizar uma retirada de um sócio maior do que o Lucro Permitia? Como ficaria esta situação contabilmente?
Vitor Hornes
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá, boa tarde !
Quando um sócio faz uma retirada maior do que o lucro disponível, essa operação precisa ser corretamente contabilizada para refletir a realidade financeira da empresa. Existem algumas formas de registrar essa retirada, dependendo da situação:
1. Adiantamento de Lucros FuturosSe a empresa espera gerar lucros nos períodos seguintes, a retirada pode ser contabilizada como um adiantamento de lucros, sendo posteriormente compensada com os lucros futuros.
Lançamento Contábil:
Débito: Conta de Adiantamento de Lucros (Ativo)Crédito: Caixa ou Bancos
Kaik R. Vieira
Moderador , Coordenador(a)Giuliano,
O lançamento contábil do colega Vitor é procedente.
Ainda, venho agregar, frisando o seguinte:
Art. 1.059 do Código Cívil
Os sócios serão obrigados à reposição dos lucros e das quantias retiradas, a qualquer título, ainda que autorizados pelo contrato, quando tais lucros ou quantia se distribuírem com prejuízo do capital.
Ou seja, a expectativa de lucros deve ser bem possível (uma sugestão é elaborar um contrato de mútuo entre PFxPJ) , pois, eventual prejuízo na entidade os sócios deverão recolher tributação em cima do valor excedido de lucros naquele período a título de pró-labore ou mesmo o Ministério do Trabalho pode entender como antecipações de pró-labore não recolhidos.
Ainda, se a entidade tiver débitos, a distribuição antecipada de lucros não realizados além de vedada poderá sujeitar a multa de 50% sobre os valores distribuídos com base no art. 17 da Lei n.º 11.051/04.
No mais, é importante atentar, ainda que a contabilidade permita essas operações nos lançamentos contábeis há diversos impactos extra contabilização que devem ser avaliados.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade