Boa tarde, Dinair
1.1.01.001.00001 - caixa - ativo
2.1.03.001.00816 - fornecedores - caixa
4.1.01.001.001 - Vendas - Receitas
Sou atuante na área há mais de 30 anos e esta é a primeira vez que vejo a codificação do
plano de contas deste modo; percebe-se que ele tem uma hierarquia de 5 níveis, no entanto, desde que me conheço como profissional sempre vi plano de contas assim:
1 Ativo
1.1 Ativo Circulante
1.1.1 Disponibilidades
1.1.1.01 Caixa Geral
1.1.1.01.
0001 Caixa
(5 caracteres para a codificação do quinto nível)(...)
1.1.1.02 Bancos Conta Movimento
1.1.1.02.
0001 Banco do Tio Patinhas
3 Despesas e custos
3.1 Despesas gerais
3.1.1. Despesas funcionais
3.1.1.01 Recursos humanos
3.1.1.01.
0001 Salários e ordenados
4. Receitas
4.1 Receitas gerais
4.1.1 Receitas da indústria
4.1.1.01 Receitas brutas
4.1.1.01.
0001 Vendas de produtos
(5 caracteres para a codificação do quinto nível)Uma vez recebi um plano de contas bem fora do padrão de normas e dos trabalhos internos; eu simplesmente o excluí e recadastrei o meu plano de contas, de acordo com o meu estilo e segundo a minha rotina de trabalho (respeitando regras, claro).
ele começa com uma quantidade de caracteres, depois diminui. Está incorreto? Tenho que fazer outro plano do zero?
Não vejo como algo correto ou incorreto; do mesmo modo em que abri o assunto, a plano de contas apresentado por você possui 5 níveis e somente tendo a formação dos códigos das contas de outra maneira, utilizando caracteres para todos os níveis de conta. Para toda e qualquer conta,
para até as de quarto nível, o número de caracteres continua o mesmo e nem todas elas são propriamente do ativo, pois comumente as contas de primeiro grau têm os seguintes códigos:
1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Despesas e Custos
4 - Receitas
5 - Contas Auxiliares
Neste contexto, as "suas" contas pertenceriam aos seguintes grupos:
1.1.01.001.00001 - caixa - ativo (
Ativo Circulante, 5 caracteres para o quinto nível, conta de quinto nível);
2.1.03.001.00816 - fornecedores - caixa
(Passivo Circulante, 5 caracteres para o quinto nível, conta de quinto nível; só não compreendi a utilização da expressão "caixa" para uma conta passiva);
4.1.01.001.001 - Vendas - Receitas (
Contas de Resultado, Grupo de Receitas, 3 caracteres para o quinto nível, conta de quinto nível).
Portanto, embora tenha uma codificação atípica, este não deixa de ser um sistema que provavelmente é funcional e não vejo "erro" em usar menos caracteres nas contas de quinto nível nas contas de receitas; o problema está só em se habituar com esta estrutura.
Recomendo analisar algum balancete, o
Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, gerados pelo sistema, para certificar-se que os encerramentos estejam corretos, e caso você tenha dificuldades se adaptar com esta codificação ou encontre divergências, sobretudo na totalização das contas de graus superiores, poderia conversar com o suporte técnico para configurar a estrutura da codificação ao seu modo.
Boa sorte