x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 205

Aquisição de bens através de Permuta

José Alves dos Santos Júnior

José Alves dos Santos Júnior

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 12 semanas Quinta-Feira | 30 janeiro 2025 | 09:17

Bom dia, prezados! Estou fazendo uma contabilidade de uma empresa a qual esta adquirindo imoveis atraves de permuta (são entregue mercadorias em troca do bem) após atingir o valor do imovel, meu cliente vendeu esse imovel a um terceiro. O fato é: Como se faz a contabilização dessa venda, pois, a meu entender não se faz necessário o lançamento da receita dessa venda já que foi identificado a receita no momento das entregas da mercadoria. É isso mesmo? Estou com essa dúvida, se alguém puder me ajudar fico grato. (obs: as mercadorias entregues/faturadas foram emitidas com cfop de venda e a venda do imovel saiu pelo mesmo preço de compra sem ganho de capital).

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 11 semanas Segunda-Feira | 3 fevereiro 2025 | 18:20

Boa tarde!
Qual é seu regime de tributação.
Explique melhor esta entrega de mercadorias para depois o imóvel ser vendido para uma terceiro?
Bem, por alto, funciona assim como vc disse.
Contabilização da receita de vendas de mercadorias ficando a conta duplicatas a receber em aberto por este valor.
Ao receber o imóvel este será lançado no ativo imobilizado e creditado a conta de duplicatas a receber.
Vc deve registrar a venda do imóvel e baixar o imóvel como custo com resultado zero.



José Alves dos Santos Júnior

José Alves dos Santos Júnior

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 semanas Terça-Feira | 4 fevereiro 2025 | 08:37

Bom dia, Dr. Salvador! Tudo bem? A empresa é do lucro presumido. No contrato está entrega de mercadoria no valor x para quitação do bem. Minha dúvida é justamente sobre a venda do imóvel. Se eu registro credito com receita na venda do imovel e debito duplicatas. Sobre essa receita irá gerar IRPJ? porque foi gerado anteriormente sobre as entregas de mercadoria que saiam com CFOP de venda. Ou como o Sr. falou eu faço a venda como custo?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 11 semanas Quinta-Feira | 6 fevereiro 2025 | 21:48

Veja, a venda de imóvel de empresas não imobiliárias tem seu resultado apurado entre o valor da venda e seu custo.
Se ambos são iguais o resultado é zero.
As vendas de mercadorias que vc fez foram tributadas com os porcentuais do lucro presumido.
A aceitação de um imóvel como pagamento das duplicatas a receber foi uma forma de incrementar a venda.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade