x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 324

Lançamento de ajuste de exercicios anteriores CSLL E IRPJ

GEIS

Geis

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 11 semanas Terça-Feira | 11 fevereiro 2025 | 15:22

Olá, boa tarde!
  Estou fechando a contabilidade de uma cooperativa de trabalho. Porém nos anos 2021,2022 e 2023, não estavam sendo recolhidos os impostos de IRPJ e CSLL devido a uma informação errônea, que tratada a empresa como imune/isenta. No ano de 2024 a empresa foi notificada pela RFB. Sendo necessário a retificação das DCTF anteriores, gerando assim os impostos a pagar de IRPJ e CSLL. As guias já foram todas pagas. 

Minha duvida é, como fica a contabilidade referente aos anos anteriores (2021/2022/2023) já que, nesses anos não eram informados tais impostos?
Sobre as guias pagas, como devo contabilizar? Já que elas nao poderão interferir no resultado do exercício atual?
Sobre a ECD e ECF é necessário a retificação ou substituição? Ou posso fazer apenas um lançamento de ajuste no exercício atual, sem a necessidade de retificar os anos anteriores? Se sim, como ficaria esses lançamentos? 

Fico grata se puderem me ajudar!

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 10 semanas Terça-Feira | 11 fevereiro 2025 | 22:42

Oi Boa Noite,
sobre a ECD nao vejo pq retificar, se existe a conta de ajustes de exercicio anteriores
nao sei te informar qto a ECF, mas creio que nao retificaria nada ja que vc foi notificada.

lançamentos das notificação
D -  Ajustes de Exercicio Anteriores
C -  CSLL a Recolher
H - Notificação de lançamento nº xxxx ref. ao ano de 20xx

D -  Ajustes de Exercicio Anteriores
C -  IRPJ a Recolher
H - Notificação de lançamento nº xxxx ref. ao ano de 20xx

Pelos Pagamentos
D - CSLL a Recolher
C - Banco ou Caixa
H- Pagto CSLL a Recolher cfe notificação lancamento nº xxxxx / 2021

e assim por diante

Gilmar Jesus Mendes
GEIS

Geis

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 semanas Quarta-Feira | 12 fevereiro 2025 | 09:04

Olá, bom dia! 
Gilmar e após realizar esses lançamentos, devo transferir o valor da conta de ajuste, para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados, seria isso?

Sou muito grata, pela ajuda!

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 19 fevereiro 2025 | 00:13

Ola Geis, Desculpe a demora em retornar....
sim exatamente a conta de ajustes de Exercicios anteriores deve ser transferida 
para a conta de Lucrous ou Prejuizos acumulados conforme o caso...... no primeiro dia do exercicio seguinte 
Importante ressaltar que os ajustes realizados nesta conta deve ser relacionadas em notas explicativas.

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: