x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 563

lançamento de emprestimos

contva

Contva

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 09:04

bom dia pessoal!

Tenho uma grande dúvida, sobre lançamento de empretimo, e sempre fico insegura com essa questão.
Já trabalhei em escritorio que fazia o lançamento do emprestimo pelo valor total com o juros e fazia a apropriação do juros mensal.

Agora trabalho em outro escritorio que faz o lançamento pelo valor da liberação que entra no banco e mensalmente lança o seguinte
D= emprestimo a pagar (passivo)
D= juros sobre emprestimos (despesa)
c= banco ( ativo)

Fico muito na dúvida se esse ultimo esta correto, fazer assim, alguem mais faz assim?

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 9 semanas Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 10:41

Bom dia!

Só está correto se a remuneração do empréstimo for vinculada totalmente em indexador pós fixado (Selic, CDI, IPCA,TR, etc..) assim é impossível provisionar os juros antecipadamente pois são variáveis, cabendo estão registrar mensalmente na despesa e registrar essa informação da natureza do empréstimo nas Notas Explicativas.

Agora se ele possui, remuneração pré-fixada (por exemplo 1% a.m, ou parcelas fixas ainda que sem identificar a taxa, 100 parcelas de  XXXX reais, por exemplo.) o valor da parcela se torna previsível e deve ser registrada no balanço como redutora do empréstimo no passivo.

Imagina que seja contraído empréstimo de 200.000,00 com 5 parcelas fixas de 42.000,00, assim teria, por exemplo:
C-  210.000,00 - Empréstimos a pagar (Passivo circulante ou não circulante, se for o caso);
D -10.000,00 - Juros a transcorrer (Redutora do Empréstimo a pagar);
D - 200.000,00 - Disponibilidades (Conta do ativo onde recebeu o dinheiro).

Pelo pagamento da parcela:
C - 42.000,00 - Disponibilidades (AC)
D - 42.000,00 - Empréstimo a pagar (PC/PNC)

Pela apropriação do juros do mês:
D - 2.000,00 - Juros sobre empréstimos (resultado)
C -  2.000,00 Juros a transcorrer (PC/PNC)

Da maneira que descreveu só estaria correto se ao invés de 5 parcelas iguais fossem 5 parcelas de 40.000 + a remuneração de 100% do CDI, por exemplo, assim é impossível provisionar os juros cabendo apenas o registro do principal empréstimo.

Mas sempre é bom lembrar que quem determina o nível de detalhamento da escrituração é a necessidade do usuário dela, conforme determina o item 4 da Interpretação Técnica ITG2000 (R1) - Escrituração Contábil:

4.  O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, esta Interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido.
Ou seja, essa maneira seria a mais adequada para representar fidedignamente a operação como ela é, porém não é necessariamente uma obrigação, exceto se houver uma autoridade maior à obrigando a tal, por exemplo, uma empresa de grande porte ou de capital aberto que é regida pela CVM e obrigatoriamente tem de seguir todos as determinações previstas nos CPCs.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 13:55

Boa tarde,
Apenas para complementar o que nosso amigo Allison apresentou, quando se adquire um empréstimo bancário, pode solicitar a memória de cálculo ao banco com os valores previstos que serão pagos até o final do contrato. Eles lhe enviam uma planilha com todas as parcelas, juros e saldo a amortizar de cada parcela, deste modo, é possível obter um melhor controle mensal até o final do contrato.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade