x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.330

Contabilidade de assinaturas

Marco Aurélio Rebelo Teixeira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente
há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 21:36

Gostaria de saber como realizar o lançamento de venda de assinaturas de revistas em uma editora...
ex: venda de uma assinatura anual, para ser paga em 3 vezes...
devo reconhecer a receita como antecipada no momento da venda, e no momento de entrega das publicações, vou abatendo este valor????

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 11:48

Marcos Aurélio, se você faz a contabilidade da empresa que vende, você deve reconher a receita, na data da emissão da nota fiscal, é as parcelas futuras, no ativo em clientes.

veja:
DEBITE: Clientes (AC)
CREDITE: Receita com vendas.

No recebimento da parcela:

DEBITE: Caixa/Banco
CREDITE: Clientes.

existem mais tópicos sobre o assunto.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 21 agosto 2010 | 00:59

Prezado Agnaldo,

Fiquei com dúvidas quanto a esta questão, ou seja se realmente a receita deve ser integralmente reconhecida de imediato, posto ainda não houve a entrega dos bens/serviços ao comprador, ou seja, a editora somente produzirá e entregará os exemplares aos clientes mês a mês, futuramente.

Portanto, os custos e despesas relativos ao fornecimento de tais assinaturas ainda não ocorreram integralmente no momento em que a editora vendeu a assinatura(que perdurará por 12 meses), logo em minha visão não há como reconhecer uma receita sem reconhecer, no mesmo período contábil, os custos e despesas a ela relacionadas (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas).

Agradeço se puder me ajudar a clarear meu raciocínio, inclusive fazendo possíveis ressalvas.

Aldemir

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente
há 14 anos Sábado | 21 agosto 2010 | 13:16

Prezados, Agnaldo e Aldemir agradeço pela atenção de vocês em responderem ao meu tópico.

O que vocês acham deste lançamento no caso:

Venda da Assinatura

D- Clientes
C- Receita de vendas Antecipadas (valor total da assinatura)

Entrega das revistas

D- Receitas Antecipadas (valor proporcional a edição entregue)
C- Clientes

Mais uma vez agradeço.
Marco Aurélio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade