x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 92

BAIXA DE NOTA FISCAL SERVIÇO FATURADO SEM PAGAMENTO POR PARTE DO CLIENTE

Ca Lasorled

Ca Lasorled

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 semanas Quinta-Feira | 20 fevereiro 2025 | 15:58

Prezados, boa tarde!

Estou com uma situação inusitada, empresa do L.Presumido em novembro emitiu duas notas fiscais serviço para seu cliente no montante de 500mil porém este cliente por motivos de fluxo financeiro e custos já mencionou que não irá efetuar o pagamento das mesmas até pediu o cancelamento das notas que devido data não é mais possível pois ficará em aberto na conta clientes na   contabilidade. No caso não haverá processo judicial pois acordarão entre eles de não haver a cobrança por parte do prestador neste caso como fica a contabilização desta situação, qual a melhor forma de baixa?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 10:54

Bom dia, Ca Lasorled

neste caso como fica a contabilização desta situação, qual a melhor forma de baixa?

Já encerrou o balanço patrimonial em 31/12/2024?
Por regra, a "baixa" (contábil) seria invertendo os lançamentos iniciais, porém, os tributos seriam mantidos porque já foi encerrado o período de apuração. O cliente que fez acordo com a empresa concorda em ressarcir os custos tributários?

Estou no aguardo de sua resposta.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade