x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 50

Baixar compensação de ir

Karoline M

Karoline M

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 semanas Sexta-Feira | 21 fevereiro 2025 | 15:17

Boa tarde, estou com a seguinte dúvida: Uma empresa do lucro real que faz apuração por balanço de suspenção ou redução, faz seus levantamentos mensais e quando tem pagamento de IRPJ faz o seguinte lançamento:D – Irpj a recuperar C – irpj a recolherPorem eu tenho que baixar a compensação de ir sobre aplicação que utilizei na apuração mensal, qual seria esse lançamento ?Eu credito a conta de IRRF sobre aplicação financeira, que conta eu tenho que debitar ?

Ungaii

Ungaii

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 semanas Sexta-Feira | 21 fevereiro 2025 | 16:43

Ola boa tarde Karoline!
Acredito que o lançamento que voce quis dizer quando há pagamento de IRPJ seria:
1) D - IRPJ Antecipação
    C - Banco

2) D - Despesa IRPJ
     C - IRPJ a Pagar
No final do exercício será feito o encontro das contas IRPJ Antecipação X IRPJ a Pagar

Se você tiver IRRF sobre aplicação financeira pode efetuar o lançamento naquele mês:
3) D - IRPJ Antecipação
    C - IRRF sobre Aplicações Financeiras

Abraços 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade