x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 128

Lei 6.404/76 - Sobre a parte de demonstrações contábeis.

Vinícius

Vinícius

Iniciante DIVISÃO 1 , Bancário(a)
há 9 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 14:17

Fala pessoal,

Estou me preparando para um concurso cuja banca organizadora é a Cebraspe.

Esta é a minha primeira experiência estudando contabilidade, e tenho uma dúvida sobre o tópico de demonstrações contábeis.

O edital apresenta o seguinte item:
As demonstrações financeiras de acordo com a legislação societária: composição, classificação das contas e critérios de avaliação contábil.

Notei que, em outros editais, a Cebraspe costuma especificar "de acordo com o CPC" ou "de acordo com os princípios contábeis", o que não ocorreu neste caso.

Minha dúvida é: estudar apenas com base na Lei 6.404/1976 seria suficiente para cobrir os pontos mencionados no edital (composição, classificação das contas e critérios de avaliação contábil)?

Ou seria recomendável complementar os estudos com os pronunciamentos do CPC e outras normas contábeis?

Agradeço desde já pela ajuda!

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 9 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 14:52

Boa tarde!

Não, legislação societária pode ser definida em algo como "o conjunto de normas ou leis que versam sobre todos os aspectos das sociedades em geral, desde a a constituição, legalização, estruturação, contabilização, dissolução, extinção, etc... das
sociedades em geral."

Assim, a Legislação Societária engloba legislações como:
Das praticas da Contabilidade Societária – legislação e normas (CPC, Normas Técnicas no geral);
Da Lei das Sociedades por Ações  (Lei nº 6.404/76);
Do Código Civil Brasileiro, nas partes que tratam sobre empresas e organizações empresarias (Lei nº10.406/2002);
E a Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/05);

Essas acima são as principais ao meu ver, mas podem incluir também:
Lei das ONG (Lei nº 9.790/99);
Lei dos Registros Públicos (Lei nº 8.934/ 1994)
Lei das Oscip – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Decreto nº 3.100/99);

Pensando no ponto de vista de "composição, classificação das contas e critérios de avaliação contábil." Eu indicaria o estudo principalmente da Lei das SA e do CPC 00 R2 - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro este CPC é o que aborda os conceitos mais basilares da contabilidade enquanto os demais abordam temas mais específicos.
E, sendo concurso publico, GERALMENTE deve-se dar boa atenção as NBC TSP (Normas Brasileiras de Contabilidade do Setor Publico), aqui esta o link da pagina do CFC com as principais:
cfc.org.br

Veja se realmente é necessário conhecimento de contabilidade publica, e se for, analise as que mais se adequam a entidade que pretende ingressar ou aos temas do concurso em si.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade