x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 120

Depreciação X subvenção

ricardo castro

Ricardo Castro

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 8 semanas Terça-Feira | 25 fevereiro 2025 | 17:20

Pessoal, boa tarde!

Estou avaliando a exatidão do calculo de depreciação da instituição em que eu trabalho, uma organização social, sem fins lucrativos, que administra bens publicos.
Constatei em minha analise que a depreciação acumulada de parte dos ativos está incorreta, aproximadamente R$ 300k. (embora a taxa de depreciação esteja correta, o valor dos itens foi cadastrado incorretamente no sistema contabil , provocando o efeito sobre a depreciação)

A área contabil afirmou que o efeito desse erro é "neutralizado" por conta do efeito que a subvenção possui registrada no nosso balanço (passivo).

eu não sou contador e a explicação me pareceu um pouco evasiva. Isso faz sentido?

de fato não existe efeito direto deste registro incorreto da depreciação?

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Domingo | 9 março 2025 | 14:29

No âmbito das organizações do terceiro setor que administram bens públicos por meio de subvenções, é comum que parte do imobilizado seja adquirida com recursos oriundos de convênios ou aportes governamentais, registrando-se contrapartida no passivo (subvenção). Nesse cenário, a depreciação costuma reduzir não apenas o valor contábil do ativo, mas também a subvenção correlata, o que, em tese, compensaria os efeitos na demonstração do resultado. Porém, isso não significa que eventuais erros de valorização e cálculo de depreciação sejam simplesmente “neutralizados” sem consequências.