x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 163

RODRIGO FERREIRA DE LIMA

Rodrigo Ferreira de Lima

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 1 semana Quarta-Feira | 12 março 2025 | 10:48

Bom dia a todos. Estou com uma duvida em relação ao MIT de 02/2025 e já agradeço seu alguem puder me ajudar. Ao enviar o MIT 02/2025, aparece uma retificadora do mesmo mês. Porém, os impostos vencem dia 25/03. Eu tenho que esperar a RF baixar esses pagamentos para enviar essa retificadora? Fiz os impostos pelo SicalcWeb.
Ou se eu enviar agora essa retificadora a RF vai "entender" que os impostos foram pagos?

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Quarta-Feira | 12 março 2025 | 16:42

Rodrigo,
Não é o MIT enviado ou retificado que irá gerar os valores que terão que ser recolhidos, quem efetuará a transmissão final é a DFCTWEB.
Quando você enviar a DCTFWEB a obrigação terá sido entregue. Após isto, caso os impostos ainda não tenham sido recolhidos, no extrato do CNPJ os mesmos irão aparecer os débitos em situação de exigibilidade suspensa pois o prazo de pagamento ainda não foi finalizado.
Se tudo já estiver pago, o programa da Receita efetua este cruzamento, porém pode demorar alguns dias para processar todas as informações.
Att.

Eliane Cristina Giesel Dorr

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 1 dia Quarta-Feira | 19 março 2025 | 15:43

Prezados, boa tarde!!
Aproveitando a conversa sobre retificação do MIT, gostaria de compartilhar o que acontece comigo: fiz a entrega do MIT e antes de entregar a DCTFWEB constatei que o campo CRVM (MIT) havia sido informado incorretamente; optei por Regime de Competência porém deveria ter deixado o padrão Regime de Caixa.
Retifiquei então essa informação, demorou um pouco para Encerrar o processo mas foi.
Entrei na DCTFWEB e ao tentar entregar a declaração, está pedindo para retificar o MIT.
Não estou entendendo o que ocorre, alguém já enfrentou situação similar? 
Os valores na DCTFWeb estão corretos, constando PIS/COFINS conforme entrega do MIT, mas a entrega da obrigação não é concluída...

RAFAEL CIRICO

Rafael Cirico

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 19 março 2025 | 15:56

Boa tarde Eliane, tudo bem?

Da uma verificada no MIT de janeiro, pode ser que tenhas transmitido o de janeiro também como competência, ai ele barra o de fevereiro pois não pode alterar durante o ano.

Espero ter ajudado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 1 dia Quarta-Feira | 19 março 2025 | 16:23

Olá, Rafael!! Não fizemos a entrega do MIT referente janeiro/25, pois não tínhamos débitos a declarar.
Pelo que dá pra entender, o sistema está pedido para retificar novamente; no programa DCTF mensal, tínhamos esse campo preenchido como "NÃO SE APLICA", opção que agora não tem disponível.
Saberia qual o impacto desse campo ficar incorreto?

RAFAEL CIRICO

Rafael Cirico

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 19 março 2025 | 16:48

Olá, tenta enviar janeiro sem movimento, aqui nós enviamos o MIT de todas as empresas a competência de janeiro como sem movimento, o nosso entendimento foi este. To achando que é por isso o seu erro tá, pois a escolha do regime se da no MIT de janeiro. como esta no prazo ainda, manda a de janeiro antes pra testar.

A antiga dctf pgd, não enviamos mais ta, a partir de janeiro não se usa mais, o que foi feito em fevereiro foi referente a competência de dezembro de 2024.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.