Boa noite, Victória Martins
Boa tarde a todos! gostaria de saber como realizar o lançamento do valor que tem que pagar para a franquia para implantar a loja... Uma taxa que eles cobram pra dar início a implantação.. não sei se esse valor iria somar na compra inicial da marca.
Entendo que a empresa não está bem "
comprando uma marca", e sim,
pagando pela aquisição do direito de explorar esta marca por determinado tempo, com inicialmente o franqueador fazendo um estudo para em seguida adequar o ambiente, implantar o sistema de trabalho da rede, compartilhar a política e ações de marketing da marca e se tornar o fornecedor oficial do franqueado, que mensalmente pagará certo valor a título de royalties.
Portanto, em vez de comprar a marca, o franqueado se torna uma espécie de aliado dela, ou seja, licenciado, e para tanto deve pagar certo valor para adquirir este direito e depois, até o fim do contrato que tem suas peculiaridades, trabalha com o nome desta marca e à mesma, em termos genéricos, mensalmente paga royalties e abastecimento de
estoque.
Bem sei que a compra da franquia (marca) é lançada em ANC - Intangivel - marcas e patentes cuja a mesma é amortizada
Particularmente, conforme anteriormente exposto, julgo que franquia não envolve marca e nem patente porque o franqueado nada criou e tampouco adquiriu o domínio da marca; logo, a rubrica mais adequada (no ANC - Intangíveis) seria, por exemplo, "Franquia - Marca X" , por ser mais coerente com a essência do negócio.
Agora, falando de lançamentos, é oportuno observar que nem sempre a aquisição de franquias nem sempre se resume ao pagamento do direito e pronto, da noite para o dia; como a implantação de uma franquia nem sempre se resume ao pagamento da taxa de ingresso e vários outros desembolsos conexos à empreitada ocorrem, convém criar uma conta de quarto grau no Ativo Circulante com o nome de "Franquia em Implantação" e neste grupo criar as subcontas necessárias para individualizar as despesas de implantação necessárias (despesas contábeis e jurídicas, reforma do prédio, etc.), e ao fim da implantação da franquia, transferir o total da implantação para o ANC e depois, periodicamente contabilizar a amortização do direito, conforme exemplos a seguir:
A - Investimentos na implantação da franquia (grupo no Ativo Circulante):
D) Direito de Franquia
D)
Honorários Contábeis
D) Honorários Advocatícios
D) Reformas e Manutenção predial
D) (...)
C) Disponibilidades (Ativo Circulante - Caixa ou Bancos)
R$ Valores pagos
B - Reconhecimento do valor da franquia totalmente implantada:
D) Franquia - Marca X (Ativo Não Circulante - Franquia Adquirida)
C) Direito de Franquia
C) Honorários Contábeis
C) Honorários Advocatícios
C) Reformas e Manutenção predial
C) (...)
R$ Valor do saldo final de cada conta transferida do Ativo Circulante
C - Amortização periódica dos direitos de franquia:
D) Amortização de direitos de Franquia (Contas de Resultado)
C) Amortização Acumulada - Franquia - Marca X
R$ Valor apurado
Enfim, se a franquia não for renovada ao fim do contato:
D - Cancelamento das contas em função da extinção do contrato:
D) Amortização Acumulada - Franquia - Marca X
C) Franquia - Marca X
R$ Valor do saldo, que ao fim será idêntico nas duas contas
Pronto.