Bom dia, Olinda Ferreira
Boa noite Ricardo, eu poderia fazer um lançamento assim:
D - Prejuízos Acumulados
C - Ajustes de exercícios anteriores
Valor que se transfere....R$632.000,00
Só que depois eu terei que zerar a conta ajustes de exercícios anteriores né?
As Normas Contábeis não são explícitas quanto a utilização da conta "Ajuste de Exercícios Anteriores" e a correção de erros ocorridos em exercícios anteriores (e verificados após o exercício em questão ter sido encerrado), e especificamente para a sua questão, está previsto na NBC TG 23 (R2):
46. A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto. Qualquer informação apresentada sobre períodos anteriores, incluindo qualquer resumo histórico de dados financeiros, deve ser retificada para períodos tão antigos quanto for praticável (grifos meus).
Portanto, como o erro se refere apenas a um lançamento, entendo que utilizar a conta temporária de "Ajuste de Exercícios Anteriores" seria o mesmo que "trocar 6 por meia dúzia"; fica a seu critério utilizar ou não esta conta para retificar o erro.
Logo, caso seja utilizada a conta de "Ajustes de Exercícios Anteriores", você tem razão; como esta conta é somente de apuração (embora esteja no grupo de Patrimônio Líquido), ela deve ser encerrada e a contrapartida seria justamente a de
Capital Social, conta originalmente envolvida no lançamento inicial, de valor incorreto, que ora é retificado:
D) Ajustes de exercícios anteriores
C) Capital Social
R$ valor
somente do
saldo credor da conta da conta de Prejuízos Acumulados porque o intento é, exclusivamente com uma parte do capital social, absorver 100% dos prejuízos acumulados, lembrando de utilizar um histórico rico em detalhes.
Saudações