FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 2
acessos 2.578
Ritiele Sousa Andrade
Prata DIVISÃO 1
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 09:17
Bom dia a todos.
Estou começando a escrituração de uma empresa onde existem valores a recuperar de pis e cofins, porém não estão figurados na contabilidade. Minha dúvida é: como faço para contabilizar estes creditos passados neste periodo corrente? Posso fazer isso? Quais contas devo utilizar?
Obrigado, aguardo resposta de quem tenha o entendimento.
"Não há um problema que resista a um ataque do pensamento"
Marcelo Pereira
Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 20:39
Dê uma olhada neste Link que trata de Ajuste de Exercícios Anteriores. Pode ajudar
Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 10:50
Bom dia citando o exemplo abaixo, e vem a pergunta, e se ainda ficasse saldo a recolher? Como seria a baixa desse imposto, se o da compra vai a recuperar a conta a Recolher não vai ficar pagando um débito que não esta nem la creditado? Desculpe a pergunta leiga, nunca trabalhei com empresas com essas conta desatualizada e estou me sentindo perdida com essa agora, estou tentando arrumar alguns lançamentos incorretos de anos anteriores aqui na empresa e quando fui pesquisar aqui vi esse lançamento fiquei mais confusa ainda. Alguém poderia me ajudar?
Exemplo:
Aquisição de R$ 110.000,00 de materiais para a produção, sendo recuperáveis R$ 10.000,00 de IPI e R$ 12.000,00 de ICMS:
D - Estoque de Matérias-primas (Ativo Circulante) R$ 88.000,00
D - IPI a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 10.000,00
D - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante) R$ 12.000,00
C - Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 110.000,00
Lançamento por ocasião do término do período de apuração do IPI e do ICMS, transferindo-se o saldo das contas respectivas para a conta do passivo:
D - ICMS a Recolher (Passivo Circulante)
C - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante)R$ 12.000,00
D - IPI a Recolher (Passivo Circulante)
C - IPI a Recuperar (Ativo Circulante)R$ 10.000,00
Obrigada
Débora