x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 59

Estorno nota fiscal de prestação de serviço

Nicole

Nicole

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 13:49

Boa tarde,
Estou com uma dúvida sobre notas fiscais de prestação de serviço... Minha empresa emitiu uma NFS em fevereiro, porém agora o prestador solicitou o cancelamento da nota pois o serviço não ficou de acordo.
Na prefeitura ainda consigo cancelar e reaver o imposto pago.
Minha dúvida é quanto a contabilização desse cancelamento/estorno agora em abril, como ser feito? Teoricamente não existe devolução de serviço... 
Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 14:39

Boa tarde, Nicole.

Minha dúvida é quanto a contabilização desse cancelamento/estorno agora em abril, como ser feito? Teoricamente não existe devolução de serviço...
Você tem razão ao observar que não tem como "devolver serviços prestados" porque isto é imaterial (sem falar nos materiais utilizados, em serviços de transformação, no entanto, geralmente o valor do material está embutido no valor dos serviços); assim, de fato como você mencionou, está havendo o cancelamento de serviços que foram prestados e oportunamente faturados.

A contabilização é bem simples e consiste no lançamento inverso do que foi inicialmente feito:

Exemplo: NFS-e com valor bruto de R$ 1.000,00, ISSRF de 5%, R$ 50,00, sem retenção de outros tributos e valor líquido de R$ 950,00

A - Lançamentos da nota emitida ao fim da realização serviços:

D) Clientes (AC)
C) Receitas de Serviços (CR)
R$ 1.000,00

D) Despesas com ISS (CR)
C) Clientes (AC)
R$ 50,00

B - Estorno de lançamentos por desacordo do cliente:

D) Receitas de Serviços (CR)
C) Clientes (AC)
R$ 950,00

D) Receitas de Serviços (CR)
 C) Despesas com ISS (CR)
R$ 50,00

Pronto.

Se as dúvidas persistirem, não hesite em tornar a questionar.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade