x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 58

FERNANDO SIQUEIRA ALENCAR

Fernando Siqueira Alencar

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 20 horas Quarta-Feira | 7 maio 2025 | 12:37

Preciso compartilhar uma situação. Sou contador de uma Associação Beneficente e obtivemos recursos de algumas empresas via Lei Rouanet. A contabilização inicial foi ativo contra passivo - incentivos fiscais a aplicar. Acontece que o banco aplicou este dinheiro automaticamente e os saldos do ativo obviamente são alterados pelos rendimentos mensais. Fiz a contabilização destes rendimentos no resultado da empresa, mas o passivo continua com o mesmo valor original. Está certa esta abordagem? Pergunto porque assim que os saldos do ativo forem sendo utilizados para pagamento dos projetos, deverei baixar na mesma proporção o passivo, reconhecendo uma receita. Mas no final de tudo terei um ativo maior que o passivo. Espero ter explicado e agradeço se alguém puder me auxiliar.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 19 horas Quarta-Feira | 7 maio 2025 | 13:35

Olá, Fernando. Com relação ao terceiro setor. Esses recursos são vinculados, ou seja, terá que fazer o desembolso conforme o cronograma aprovado pelo projeto. Este recurso depositado tem que abrir uma conta especifica para este projeto e o mesmo tem que ficar em conta aplicação se tiver sobra tem que devolver aos cofres público. ( não sei das particularidades da lei Rouanet).

Exemplo: Projeto Musica  - R$ 100.000,00

Recebimento do Recurso
D- Banco Brasil Recurso vinculado  -Ativo
C- Projeto Musica a realizar - Passivo
V- 100.000,00

Pela execução do projeto
D- Músicos - Despesa
C- Banco do Brasil Recurso Vinculado - Ativo
V- 50.000,00

Pela Execução do orçamento
D-(-) Projeto Musica executando - (-) Conta redutora passivo
C- Projeto Musica executado - Receita
V-50.000,00

Assim, com a execução vai diminuindo o saldo do passivo e ativo igualmente. 
Se sobrar valor por recurso não utilizado ou pela aplicação. Faz a devolução!
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade